Micro-oxigenação na produção de vinho

Micro-oxidação, ou micro-boi, é uma ferramenta de vinificação que tem visto mais do que sua parcela de controvérsia. É uma alternativa barril que os produtores de vinho têm sido cada vez mais chegando para tratar das questões de custo e sustentabilidade. Alguns pensam que é uma ferramenta brilhante, e outros pensam que a sua precisão cirúrgica tem o potencial de arruinar a arte da vinificação para o bem.

História

Uma das coisas mais fascinantes sobre o processo de micro-oxidação é a humildade de sua criação. Em vez de ter nascido em um laboratório de pesquisa da universidade ou um centro de desenvolvimento corporativo, ele foi inventado no campo. Um enólogo chamado Patrick Ducournau, trabalhando na pequena aldeia de Madiran, estava lutando com uma uva extremamente tânico chamado "tannat." Para suavizar os taninos, ele experimentou com formas de aplicar oxigênio para o vinho de uma maneira precisamente controlável. Micro-oxigenação nasceu.

Significado

Taninos são compostos que as plantas se desenvolveram para se proteger contra as bactérias e fungos. Em uvas, taninos estão localizados nas sementes e caules. Porque taninos contraem as mucosas, que tem um efeito adstringente na boca. Mais taninos no vinho o resultado em uma constrição nítida, fazendo um vinho gosto dura. Os vinhos que entram em contato com o oxigênio gosto mais suave, mais redonda e mais rica porque os polimeriza de oxigênio ("") Suaviza os taninos.

Função

Simplificando, micro-oxidação utiliza uma máquina para introduzir oxigênio no vinho em fermentação. A máquina dirige oxigénio a partir de um tanque e fornece doses medidas do gás dentro do vinho. O micro-boi distribui o oxigênio através de um objeto chamado de "pedra de pulverização", um prato de cerâmica porosa que dispersa bolhas de oxigênio de uma maneira super-fino, facilmente dissolúvel. As pequenas bolhas descarregar rapidamente para o líquido do vinho desta forma, contribuindo para uma reação eficiente e preciso.

Efeito

A máquina de micro-oxigenação é um grande dispositivo com duas câmaras e um conjunto de válvulas que interligam com um tanque de oxigênio. A primeira câmara calibra o oxigênio precisamente para a quantidade de vinho para ser micro-oxidado. A segunda câmara injeta o vinho através da pedra sparge no assoalho da câmara. Geralmente, os produtores de vinho tratar os tempos de vinho múltipla; dependendo do vinho, que pode ser tratada apenas um par de vezes em fases muito precoces ou tratada durante vários meses ao longo de maturação.

Benefícios

Micro-oxidação é feito para duplicar os efeitos que um período longo e lento de maturação barril tem naturalmente na maturação do vinho - mas mais rápido, e sem o alto custo que vem com os métodos tradicionais. Tambores de vinho expor ao oxigénio muito suavemente e em quantidades muito limitadas, uma vez que o gás escoa através da madeira para entrar em contacto com o líquido dentro. Micro-oxigenação simplesmente "lab-cria" neste processo. Micro-oxidação também dá ao produtor um controle mais preciso sobre a aeração, permitindo-lhe "discar" oxigênio ao invés de simplesmente observar o que os processos naturais estão tomando conta dos barris.