Porto é considerado um vinho tinto seco ou é doce?

Porto é considerado um vinho tinto seco ou é doce?


Porto é um doce vinho tinto, fortificado que vem da região do Douro Portugal. Muitas vezes, é servido como um vinho de sobremesa, embora algumas variedades são mais secas do que outros. Porto é ao contrário de outros vinhos tintos por causa do processo de fortificação, que altera o seu sabor e teor de álcool. Porto é muitas vezes confundida com espíritos como conhaque, mas é, na verdade, um vinho tinto doce.

Vinificação

O processo para fabricar a porta é diferente do processo de produção de vinho típica. Uma vez que um vinho tinto é feito de uvas, que é fortificado com aguardente, a aguardente vínica neutra que pára a fermentação, o processo natural pelo qual as frutas quebrar para se tornar o álcool. Quando a fermentação pára, a porta é deixada com açúcar residual e alto teor alcoólico. O teor de álcool no porto é de 19 por cento para 22 por cento em volume. A maioria dos vinhos tintos contêm apenas 11 por cento a 14 por cento de álcool por volume.

Doçura do Porto

Porto é geralmente considerado um vinho de sobremesa, mas diferentes variedades variam em doçura. O nível de doçura é determinado pelo produtor, dependendo de quando se interrompe a fermentação com a adição de aguardente. Há cinco graus reconhecidos de doçura porta: muito doce, doce, seco semi-seco, seco e extra. Muito doce porta contém mais de 130 gramas de açúcar por litro. Porto doce contém 90-130 gramas, semi-seco contém 65-90 gramas, seco contém 40 a 65 gramas e extra seco contém apenas 40 gramas ou menos de açúcar por litro.

Tipos de Porto

Os quatro tipos de vinho do porto são distinguidos por técnicas utilizadas e da duração do envelhecimento. Portos Rubi-estilo são jovens portas com uma cor vermelha profunda e forte aroma frutado, envelhecido em garrafa. Tawnies são envelhecidos em barris de madeira durante um longo período de tempo. O processo de envelhecimento e exposição a oxidação dá-lhes uma cor dourada, assemelhando-se brandy, eo sabor de frutos secos, com notas de madeira. Portas brancas são garrafa-idade, e executar a gama de doçura. À medida que envelhecem, sua cor se torna difícil discernir a partir da porta de rubi. Rose é rosa devido à exposição limitada aos casca da uva. É garrafa-idade, melhor consumido jovem e tem notas frutadas distintas.

Comparando a Porto Outros Vinhos

Porto é, de longe, o mais doce vinho tinto disponíveis. Os açúcares residuais que contenha estão ausentes em vinhos fortificados. Algumas variedades de vinho tinto são mais doces do que outros. Zinfandel vermelho e Pinot Noir são bastante doce e frutado. Madeira é um vinho fortificado semelhante ao porto. O vinho do gelo é muito doce, feito a partir de uvas geladas na vinha. Outros vinhos de sobremesa incluem Banyuls, Moscato e Sauternes.