O que acontece quando Mauna Loa entra em erupção?

O que acontece quando Mauna Loa entra em erupção?


Mauna Loa é um vulcão escudo localizado na ilha de Havaí. É o maior vulcão do mundo em termos de volume e área coberta. O nome "Mauna Loa" significa "Long Mountain" em havaiano. Esta enorme vulcão sobe cerca de 4 km acima do mar e desce mais 5 km até o fundo do oceano. Mauna Loa é um dos vulcões mais ativos do planeta.

1950 Erupção

Em 1950 Mauna Loa entrou em erupção de forma consistente durante quase três semanas. Lava líquido derramado de uma 12-milha-longa fissura que se abriu ao longo do Rift Zona Sudoeste. A 2-mile-high nuvem de fumaça subiu do grande abertura. Um conjunto diferente de fissuras em seguida, abriram mais baixo na montanha. Lava derramado para o sul e para o oeste para o oceano. O volume total de três semanas de lava produzida pela Mauna Loa 1950 erupção foi estimada em 376 milhões de metros cúbicos de lava.

1984 Erupção



Sistemas de fluxo de lava são comuns durante erupções vulcânicas escudo.


A erupção mais recente no Mauna Loa ocorreu em 1984. A erupção começou a expelir lava líquida na cimeira na cratera Moku'aweoweo. A erupção, em seguida, continuou abaixo da cimeira na parte superior Southwest Rift e Zona do Rift Zona Nordeste também. Grandes piscinas de sistemas de fluxo de lava formado, que desciam dos lados da montanha. O maior rio de lava líquida cobriu uma extensa área de 27 km. O volume total de lava produzido na erupção 1984 foi estimada em 220 milhões de metros cúbicos de lava.

Histórico Erupção Classificação

Mauna Loa entrou em erupção pelo menos 39 vezes desde 1832. No entanto, os últimos anos viram um declínio na atividade vulcânica do Mauna Loa. Antes da fase dormente atual (1984 até o presente), o US Geological Survey estima que Mauna Loa entrou em erupção, em média, pelo menos uma vez a cada seis anos durante os últimos 3.000 anos.

Desenvolvimento Geological recente

Sinais geológicos recentes indicam que estiramento dormente de Mauna Loa pode em breve estar chegando ao fim. Entre 2002 e 2005, o cume do Mauna Loa começou inflar. Quando isso acontece em um vulcão escudo, geralmente sugere que reservatórios de magma dentro do vulcão são inchaço. Actividade sísmica também aumentou sob Mauna Loa em 2004.