Como adicionar sorbato de potássio

Como adicionar sorbato de potássio


O sorbato de potássio é um conservante de alimentos classificado pela FDA como GRAS ou geralmente considerados como seguros. (Consulte a Referência 5) É comumente adicionados aos vinhos doces e semi-doce pelos produtores domésticos antes do engarrafamento. Eles fazem isso para evitar a reativação da fermentação após a fermentação inicial é concluída, mesmo que mais é adicionado açúcar para adoçar. Há uma crença comum de que o sorbato de potássio mata levedura e pode parar de fermentação ativa, mas isso não é verdade. O sorbato de potássio não é inibir a reprodução de levedura. (Veja Referências 1, 2, 3 e 4) O ácido sórbico é o ingrediente ativo em sorbato de potássio. O ácido sórbico foi comumente usado para prevenir a re-fermentação de vinho desde a década de 1940. (Ver referência 1)

Instruções

1

Totalmente fermentar o seu vinho e deixe o fermento para liquidar o fundo. (Veja Referências 1, 3 e 4)

2

Cremalheira do vinho claro para eliminar o maior número de células de levedura sobra quanto possível. Isto é feito por sifonagem cuidadosamente o vinho fora da levedura em um outro recipiente. (Veja Referências 1 e 5)

3

Misturar o sorbato de potássio com 1 a 2 copos de vinho e agita-se bem. Vamos depositar e verificar se há caroços. Se você encontrar todas as protuberâncias, esmagá-los e mexa novamente até que o sorbato de potássio é completamente dissolvido no vinho. (Veja Referências 1 e 2)

4

Misturar a solução de sorbato de potássio com o resto do vinho. (Veja Referências 1 e 2)

5

Adicione quaisquer adoçantes ou outros aditivos desejados e engarrafar o vinho. (Ver referência 4)

Dicas:

  • Ácido sórbico, o ingrediente activo em sorbato de potássio, não inibe muitas bactérias, então é recomendado que o mesmo ser adicionado em conjunto com o SO2 ou dióxido de sulphur. SO2 reduz os níveis de ácido acético e inibe a actividade das bactérias lácticas. (Ver referência 1) Isto é importante porque o sorbato de potássio encoraja bactérias lácticas e vai reagir com ele para criar um forte odor de germânio que irá efectivamente arruinar vinho. (Veja Referências 1, 3 e 4)
  • Início vinificação especialista Jack Keller sugere que o sorbato de potássio ser utilizado em conjunto com Campden, o ingrediente activo, que é de metabissulf ito de potássio. De acordo com Keller, sorbato de potássio "funciona melhor com sulfitos presente do que sem, e ele funciona melhor do que sulfitos sozinho." (Ver referência 2)
  • O sorbato de potássio não deve ser utilizado com vinhos completamente seco a menos que estejam a ser adoçado para engarrafamento. (Veja Referências 1, 3, 4 e Recursos 1)
  • Certifique-se de não adicionar sorbato de potássio ao vinho que tenha sido submetido a fermentação maloláctica. Se você fizer isso, é provável que um forte odor gerânio irá ocorrer e estragar o vinho. (Veja Referências 1, 3 e 4)