Treinamento e seus efeitos sobre a fadiga

Treinamento e seus efeitos sobre a fadiga


Fadiga - sentir-se fraco, cansado ou desgastado - é uma condição comum que afeta muitos adultos. Há uma série de fatores que podem deixar você sentir cansado, incluindo a falta de condições de sono e de saúde. No entanto, o exercício e treinamento, quando feito corretamente, pode combater os efeitos da fadiga e deixar você sentir mais energizado.

Causas da Fadiga

Há duas formas de fadiga: fadiga periférica e central. Periféricos de fadiga "lida com a capacidade do músculo para fazer o trabalho físico", enquanto a fadiga central "envolve o sistema nervoso central", de acordo com Bodybuilding.com. Estes são também conhecidos como cansaço físico e mental. Se você é uma pessoa saudável e seu corpo está cansado da falta de exercício, excesso de trabalho e falta de tempo de recuperação ou falta de sono, você pode sentir os efeitos da fadiga física. Quando você está esgotado de lidar com o estresse psicológico ou emocional, você está sentindo os efeitos da fadiga mental.

Exercício combate a fadiga

A investigação descobriu que adultos que vivem uma vida relativamente sedentária pode ganhar mais energia, fazendo alguma atividade física por semana. Apenas 20 minutos de leve a moderada de exercícios aeróbicos três dias por semana pode ajudar a aliviar a sensação de fadiga, de acordo com o American Council on Exercise. Quando você se exercita, o aumento do fluxo sanguíneo ajuda os músculos de todo o corpo a produzir mais energia. Quanto mais você se envolver em treinamento aeróbico todos os dias, mais ela terá um efeito positivo sobre os níveis de energia.

Excesso de treinamento

Enquanto mais atividade física pode diminuir a fadiga para um indivíduo inativo, o excesso de treinamento pode realmente causar fadiga para um indivíduo que já se ocupam de exercício vigoroso. Seus músculos precisam de tempo para se recuperar, o que é por isso que especialistas em fitness geralmente aconselham os atletas para treinar grupos musculares diferentes em dias diferentes. Se você não permitir que seus músculos tempo suficiente para se recuperar depois de um treino, eles vão se tornar sobrecarregados. O resultado é a fadiga, dores musculares e uma maior chance de lesão.

Considerações

Embora a quantidade de atividade física que você faz pode afetar seus níveis de energia, há muitas condições de saúde que podem causar-lhe a sentir-se cansado. Anemia, problemas cardíacos e pulmonares, desequilíbrios hormonais, câncer, diabetes e outras doenças crônicas podem deixá-lo cansado e sem energia. Se você sofre de fadiga, você precisa ser avaliado por um profissional de saúde antes de iniciar qualquer rotina de exercícios, especialmente se você estiver enfrentando fadiga crônica ou fadiga em combinação com outras complicações de saúde. O seu médico pode testar para uma variedade de doenças e certifique-se que você não tem condições médicas subjacentes a sua falta de energia.