Teoria do Comportamento Planejado e Exercício Físico

Teoria do Comportamento Planejado e Exercício Físico


A Teoria do Comportamento Planejado é um modelo psicológico usado para prever o comportamento. Segundo a teoria, um tipo de comportamento é mais provável de ocorrer quando acompanhado por uma atitude positiva em relação ao comportamento, uma expectativa de realizá-la e uma sensação de controle sobre as ações. A combinação desses três fatores leva a uma intenção de agir. Há alguma evidência para sugerir que este modelo se aplica a motivação do exercício.

Atitude

Uma "atitude" nesse contexto reflete as crenças de um indivíduo sobre o exercício. Por exemplo, escrever uma resposta para a pergunta: "Quais são as vantagens e desvantagens de 20 minutos de exercício, três vezes por semana?" Isso vai ajudá-lo a descobrir as suas atitudes. Os mais vantagens que você pode encontrar em relação às desvantagens, o mais provável que você a desenvolver uma intenção de exercer. Note-se que as suas atitudes serão diferentes para diferentes tipos e horários de programas de exercícios, então ajustar a questão de acordo com suas preferências de exercícios.

Norma Subjetiva

A "norma subjetiva" é qualquer tipo de pressão social sobre um indivíduo para realizar um determinado comportamento. Sempre que tal pressão está presente, o comportamento torna-se mais provável. Isso varia de nenhuma pressão para algo como estar no exército, o que dá cerca de tanta pressão para exercer como você poderia conseguir. Você pode aumentar esta fazendo seus objetivos de exercício público, juntando-se as aulas, ter um parceiro de exercício ou pedir a seus amigos para motivar e encorajar você.

Senso de controle

A sensação de controle sobre o exercício significa que, se você sente que o exercício que pretendemos fazer é fácil, você tem mais chances de fazê-lo do que se percebem como difícil. Para aumentar o seu controle percebido, usar programas de exercícios que são um pouco difícil, mas no final dentro de sua capacidade de atingir. Por exemplo, se você está apenas começando, uma corrida de 60 minutos pode não ser para você. Tente caminhadas de 20 minutos e, gradualmente, adicionar um pouco mais corrida na rotina.

Intenção e Planejamento

Uma atitude positiva, a pressão social e um senso de controle levam a uma intenção de exercer, mas as intenções nem sempre levam à ação. Uma pesquisa publicada no "Journal of Sport and Exercise Psychology" sugere que a criação de um plano de ação pode ajudá-lo a este respeito. Planeje exatamente quando, onde e como você irá exercer. Criar "intenções de implementação" para potenciais obstáculos. Por exemplo, atribuir o tempo de backup para quando nomeações interferir com sua rotina. Você também pode definir para fora todo o seu equipamento de exercício e roupa do dia anterior, para tornar a tarefa parece um pouco mais fácil.