Anatomia dos Músculos Humanos

Anatomia dos Músculos Humanos


A palavra "músculos" pode trazer à mente os abdominais definidos ou bíceps protuberantes normalmente associados com os fisiculturistas e levantadores de peso. Na realidade, no entanto, os músculos desempenham um papel muito mais importante do que simplesmente definindo um corpo saudável. No seu papel primário de transformar energia química em energia mecânica, o sistema muscular torna-se cerca de metade da massa do corpo e permite mover-se, bem como para exercer uma força. O sistema muscular ainda faz nosso coração bater.

Skeletal Muscle Tissue

Existem três tipos de tecido muscular existem em nosso corpo: esquelético, cardíaco e liso. Tecido muscular esquelético reside nos músculos esqueléticos que se ligam e cobrir nossos ossos. Esses músculos são responsáveis ​​pela mobilidade e tornar-se os únicos músculos voluntários do corpo, o que significa que eles são o único tipo de músculo que você pode controlar conscientemente. Os músculos esqueléticos são compostos de fibras alongadas com uma série de sulcos chamados estrias, de acordo com o livro "Anatomia Humana e Fisiologia, 7 ª Edição."

Cardíaca e suave tecido muscular

Tecido muscular cardíaco constitui a maioria das paredes do coração e é responsável por manter o coração batendo e bombeando sangue por todo o resto do seu corpo. Apesar de que consiste em tecido estriado como músculos esqueléticos, os músculos cardíacos não são feitos de fibras alongadas. A reação dos músculos cardíacos é involuntário, ou seja, você não tem controle sobre quão rápido o seu coração bate, por exemplo.

O tecido muscular liso está localizado em órgãos viscerais, como o estômago e bexiga. Estes músculos são responsáveis ​​por forçar fluidos através de vários órgãos, não tenho estrias e, como os músculos cardíacos, tem reações involuntárias.

Skeletal Muscle Anatomy

Os músculos esqueléticos são cobertos no exterior por um tecido conjuntivo chamado epimísio. O músculo em si é composto de vários feixes chamados fascículos, que cambada várias fibras musculares. Outro tipo de tecido conjuntivo, chamada perimísio, cobre estes fascículos, de acordo com a "Anatomia de Gray." As fibras musculares são células alongadas enormes, com tamanhos de até 10 vezes maior do que a célula do corpo médio. Estas fibras estão rodeadas por um outro tecido conjuntivo denominada endomísio e são constituídos por várias fibras menores chamadas miofibrilas.

Dentro das fibras musculares

A membrana sarcolema ou plasma também envolve a fibra muscular; esta membrana tem vários núcleos localizados periodicamente ao longo da fibra. O núcleo é feito de miofibrilas, que consistem em aproximadamente 80 por cento da massa da fibra. Miofibrilas, por sua vez, consistem em fios grossos da miosina proteína, bem como fios finos de uma outra proteína actina. A interação entre essas duas proteínas nas profundezas da fibra muscular é responsável pela contração dos músculos.

Contração Muscular

A densa rede de nervos conecta todos os músculos do corpo humano. Os nervos motores feitos de neurônios são conectados a fibras musculares por meio de extensões fibrosas chamadas de axônios. Como o axónio entra um músculo, galhos ainda em vários terminais, cada uma formando uma junção neuromuscular com cada fibra muscular. Toda esta unidade, incluindo os neurónios, axónios e as fibras musculares envolvidos, é chamada uma unidade de motor. Estímulos nervosos enviados através destes canais ativar as proteínas miosina e actina profundas no interior da fibra, o que torna a contração muscular possível.

Cardiac anatomia muscular

Tecido muscular cardíaco é encontrado exclusivamente no coração; todos os outros músculos em órgãos ocos do corpo são constituídos por tecido muscular liso. Células baixo, gordo compreendem tecido muscular cardíaco em um padrão de ramificação, uma adaptação para o próximo como um puzzle. Cada célula pode ter um ou mesmo de dois núcleos, e uma matriz de tecido conjuntivo frouxo (também chamado o endomísio) preenche os espaços entre as células.

Suave anatomia muscular

As células musculares lisas são em forma de um eixo e tem um núcleo localizado centralmente. Eles também são significativamente mais fraca e mais fino do que as fibras musculares esqueléticas e também não têm o grosso do tecido conjuntivo presente nos músculos esqueléticos. O músculo liso geralmente compreende duas folhas separadas --- uma corrida na horizontal e outra na vertical. A contração alternada e relaxamento destas duas camadas possibilita a principal função do músculo: para misturar substâncias e espremê-los através das vias internas, um processo chamado peristaltismo.