Por que Coke & Mentos explodir?

Carbonatação

Quando você começa a pena direita, a Coca-Cola é uma solução de água, açúcar, caramelo e sabores artificiais, conservantes e lotes de dióxido de carbono. Esta última é a parte importante. É adicionada à cola sob pressão na instalação de engarrafamento, e é este que faz com que o gás de bebida "carbonatado". Você pode ver a fuga de dióxido de carbono em uma pequena corrida quando uma garrafa de Coca-Cola é aberta, e continuam a escapar em um córrego pequeno-mas-constante através das pequenas bolhas presentes em todo o Coke quando ele está em um copo. Isto demonstra que a exposição ao ar livre, mas de outra forma não perturbada, o dióxido de carbono na Coca Cola quer escapar. O efeito pode ser acelerado com um pouco de estímulo exterior. Por exemplo, todo mundo sabe, se você agitar uma garrafa de Coca-Cola tampado e, em seguida, abri-lo, a cola jorra fora da tampa em uma pequena gêiser. Isso ocorre porque o dióxido de carbono, animado pela agitação, está fazendo sua grande fuga da cola. Para o fazer, o momento em que a tampa é removida e a pressão de retenção que é libertada para baixo. Se uma garrafa de Coca-Cola que foi abalada muito é deixado sozinho por algumas horas, ou gelada e deixado sozinho por uma hora ou mais, que a excitação do dióxido de carbono se acalma.

Explosão

Mentos fazer com que o dióxido de carbono a sair da solução de cola tão rapidamente que os resultados são explosivos. Se um pequeno gêiser é o resultado de agitar a garrafa, colocando uma dúzia de Mentos para baixo o bico é suficiente para causar um grande gêiser. Houve mesmo relatos de garrafas de plástico 2 litros de Coca-Cola explodindo porque Mentos foram amontoados em uma garrafa que foi então tapado. A pressão do dióxido de carbono que sai da solução e expandir-se rapidamente superou os limites estruturais da garrafa de plástico, fazendo com que o seu rebentamento.

Por Mentos?

Há realmente algum debate sobre por que os comprimidos Mentos são tão bons nisso. Os Mythbusters de Descoberta Canal fama afirmam que existe um componente químico para a reacção. Enquanto isso Steve Spangler, um dos originais 2005 Mentos e Coca-Cola experimentadores, diz que é estritamente uma reação física. A única coisa que ambos concordam é que a nucleação é fundamental para o processo. Em um nível microscópico, um comprimido de hortelã Mentos é fortemente sem caroço e cicatrizes. Este é o local perfeito para a nucleação, ou a formação de massa de bolhas de gás, a ter lugar. Além disso, se os Mythbusters são direita e há uma parte química para a reacção, a área de superfície vastamente aumentada proporcionada pelos sulcos e estrias que apenas a velocidade de reacção. Finalmente, Mentos são pesados ​​e afundam até o fundo, aumentando a velocidade eo alcance da reacção que provocam. Uma colher de sal também faz com que um gêiser Coca-Cola, mas não tão substancial como o que comprimidos de sal pode, precisamente porque os pequenos cristais não cair tão longe ou tão rapidamente, limitando a quantidade de reacção de dióxido de carbono que chateado.

Considerações

A primeira consideração é que, como demonstrado em Mythbusters, apenas os Mentos Mint produzir a reação dramática de um gêiser de Coca-Cola. Isto é porque os comprimidos não têm de hortelã um esmalte na superfície, o que reduz drasticamente a corrosão que faz com que tanto a nucleação possível. A segunda consideração é que os refrigerantes adoçados artificialmente têm muito mais dióxido de carbono embalado para eles do que açúcar ou de milho adoçadas com xarope de refrigerantes. O resultado é que Diet Coke tem um potencial mais explosivo do que a Coca-Cola regular.