Por que não Aircraft Engines têm telas?

Por que não Aircraft Engines têm telas?


Desde o afundamento de US Air Flight 1549 no Rio Hudson em 2009, foram levantadas questões sobre o uso de telas sobre motores a jato para ajudar a protegê-los da ingestão de aves. Embora a possibilidade tem sido considerada, há uma série de razões por que não é uma solução viável.

Fluxo De Ar

O motor de jato de turbofan moderna cria enfiou duas maneiras. Primeiro, uma percentagem de ar que flui através do motor é usada para transformar um turbofan que cria impulso muito parecido com a hélice de um avião movido a hélice. Em segundo lugar, ar que sai do motor sai a uma velocidade muito mais elevada do que o ar que entra no motor. Uma tela na parte dianteira do motor iria perturbar este fluxo de ar.

Congelamento

Os motores a jato usam motor de sangria de ar para aquecer a nacele do motor. Uma malha de tela em frente do motor seria extremamente susceptível à acumulação de gelo.

Força tela

Um ecrã capaz de impedir de uma ave a ser ingerida num motor teria de ser extremamente rígida e exige reforços fortes, adição de peso e que afectam negativamente a aerodinâmica.

Turbulência

A tela na frente de um motor a jato não só iria perturbar o fluxo de ar, mas que iria criar turbulência que teria um impacto negativo sobre o desempenho do motor.

Custo

Os motores a jato são projetados para continuar a funcionar mesmo após uma ingestão de aves, desde que o pássaro é de um tamanho razoável e não há pássaros múltiplos ingeridos. O custo de superar os diversos aspectos negativos associados com uma tela superam qualquer benefício que pudesse ser realizado.