Qual é a diferença entre Gouda e Queijo Gruyere?

Qual é a diferença entre Gouda e Queijo Gruyere?


Gouda e queijos Gruyère são nomeadas para suas cidades de origem na Holanda e Suíça, respectivamente. Ambos têm sabores de noz, um pouco frutado mas as sutis diferenças entre os dois torná-los adequados para determinados alimentos e vinhos.

Origins

Gouda vem da cidade holandesa de mesmo nome, nos arredores de Roterdão. É feito a partir de leite de vaca, e torna-se cerca de 60 por cento de todo o queijo produzido na Holanda. Gruyere é o mais famoso queijo suíço (ao lado de Emmental). Também é feita a partir de leite de vaca não pasteurizado, mas é. Gruyere tem um status de "Appellation d'Origine Contrôlée", o que significa que apenas os queijos feitos em certos distritos podem rotular-se como sendo Gruyere.

Gosto

Gouda tem um sabor frutado ligeiramente doce, suave, que se torna mais robusta quanto mais velho o queijo é. É muitas vezes comparado a Edam. Gruyere também gosto ligeiramente frutado, no entanto, tem mais de um sabor de noz e é um pouco mais salgado como é curada em salmoura, durante oito dias. Aged Gruyere sabor menos cremoso e mais de noz do que jovens versões.

Textura

Gouda é um queijo semi-rígido com uma casca cera amarela. Tipos mais maduros de Gouda (vencidas há mais de 18 meses) tem uma casca preta para diferenciá-los. Quanto mais velho o queijo, o mais difícil e flakier se torna. O queijo em si é uma cor amarelo escuro. Gruyere é um queijo semi-rígido com uma cor amarelo-acastanhada e pequenos buracos. Ele tem uma casca marrom duro.

Usos

Gouda é frequentemente servido como parte de um prato de queijo para a sobremesa, como seu sabor doce complementa frutas. É também um queijo de mesa e correr bem com vinho tinto, cerveja e pão de centeio ligeiramente doce. Gruyere é frequentemente utilizado na culinária, em vez de servido por conta própria, especialmente em massa, gratinados e pratos de carne, mas seu uso mais famoso é em fondue. Ele combina bem com vinhos brancos, tintos e rosés.