Peat vs. Smoke Scotch

Peat vs. Smoke Scotch


Whiskies escoceses têm uma vasta gama de sabores, a partir das notas florais delicadas de uísque planície para o perfil de sabor robusto e complexo de uísque destilado na ilha de Islay. Um dos sabores os mais distintivos de Scotch é o "peaty" ou sabor "smoky". Embora entusiastas Scotch pode usar uma palavra ou outra, os dois termos se referem à mesma coisa.

Espírito escocês

Descrevendo o turfosos e sabor defumado pode ser um desafio. "Intenso" é muitas vezes usado, eo sabor forte pode ser desagradável para aqueles que estão apenas aprendendo a apreciar Scotch. Revista Esquire descreve uísques turfosos como degustação "como Band-Aids e fumaça e estranho, crueza de musgo. De uma maneira deliciosa, é claro." Uísques com um alto nível de sabor de turfa gosto smoky - daí o termo alternativo - mas também rico e até mesmo quase salgado.

Matéria de malte

De acordo com a Associação whisky escocês, o carácter fumado turfa ou de algum whisky escocês vem a etapa final do processo de maltagem, em que o malte de cevada é seca numa estufa ou forno. O combustível utilizado neste forno é de turfa, um material formado por camadas de esfagno compactado em ambientes úmidos conhecidos como pântanos de turfa ou turfeiras. Peat tem sido uma fonte de combustível tradicional na Escócia e em todo o norte da Europa durante séculos.

Scotch para bebedores avançadas

Embora a turfa é um dos sabores mais distintivas em Scotch, nem todos uísque tem uma quantidade igual de peatiness ou smokiness. Muitos especialistas dividem uísque escocês em dois eixos, que vão desde "light" para "rico" e de "delicado" para "smoky". Os uísques smokiest são aqueles da ilha de Islay. Estes whiskies têm um sabor smoky pronunciada, em comparação com os uísques mais delicados da planície, os mais leves, mais doce uísques Speyside ou o smokiness suave de uísques Campbeltown.

Variações

Como acontece com qualquer tipo de degustação, apreciação Scotch whisky é mais arte do que ciência. Termos nem sempre são utilizados de forma consistente, e alguns podem perceber distinções sutis dentro deles. Por exemplo, alguns críticos descrevem whiskies que são smoky mas luz, como smoky mas não turfoso, e com um sabor acentuado, picante mais característica de fumaça de madeira. No entanto, a maioria dos guias de uísque tendem a usar os dois termos como sinônimos.