Os Cinco Maiores Desertos

Os Cinco Maiores Desertos


Os desertos são áreas de terras que recebem uma quantidade extremamente baixa de precipitação. A topografia de desertos varia de areia fina, macia ao cascalho rochoso de salinas e até mesmo dunas de areia e as temperaturas podem variar de cerca de 45 graus Celsius para abaixo de zero. Muitas vezes há diferenças substanciais em relação ao tamanho de certos desertos, devido a opiniões sobre fronteiras, limites e áreas diferentes.

O Deserto do Saara

O deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, cobrindo cerca de 3,5 milhões de milhas quadradas do Norte de África. Deve notar-se que o deserto antárctica é, de facto, maior do que o Sahara. Antártida é uma região polar e é considerado um deserto porque recebe muito pouca precipitação. No entanto, o Deserto da Antártida, muitas vezes não é mencionado quando se trata de desertos, porque não é um deserto quente. O Sahara é frequentemente citado como o maior deserto do mundo, mas também, por vezes, como a terceira maior, depois dos desertos da Antártida e do Ártico.

O deserto árabe

Cobrindo uma área de aproximadamente 900.000 milhas quadradas, o deserto árabe árido hyper é o maior eco-região da Península Arábica. O deserto é espalhado entre os países que incluem Arábia Saudita, Jordânia, Iraque, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmen. O deserto árabe tem dunas de 700 pés e é também a casa do Rub'al Kali Desert. É uma área importante, pois é rica em petróleo e gás natural.

O deserto de Gobi

O deserto de Gobi abrange uma área de 500.000 milhas quadrados e está localizado na parte noroeste da China e grande parte da parte sul da Mongólia. O deserto tem um clima extremo, variando de 40 graus Celsius no verão a menos-40 graus Celsius no inverno. O terreno é principalmente extensões estéreis de planícies de cascalho e afloramentos rochosos, com muito poucas dunas de areia. Grande Parque Nacional Gobi é o lar de ursos Gobi e os últimos remanescentes de dois camelos humped selvagens.

Deserto da Patagônia

O deserto da Patagônia é o maior deserto na América do Sul, cobrindo aproximadamente 260.000 milhas quadradas, e está localizado na Argentina e uma pequena área de Chile. É um deserto frio de inverno, experimentar em torno de sete meses de inverno e cinco meses de verão a cada ano, com as temperaturas raramente superior a 12 graus Celsius. Um número de animais habitam o deserto da Patagônia, como o tatu-pigmeu, doninhas Patagônia, puma, raposa cinzenta Patagonian e deserto iguana. A área é pouco povoada por seres humanos, exceto por alguns agricultores que sobrevivem fora da criação de gado, como ovelhas e cabras.

O Rub'al Khali deserto

O Rub'al Khali deserto cobre aproximadamente 250.000 milhas quadradas, abrangendo a maior parte do terço do sul da Península Arábica. O deserto cobre mais do que as áreas de terra combinados da Holanda, Bélgica e França e é um dos maiores corpos contínuos de areia do mundo. É uma das regiões mais secas do mundo e, embora o deserto é na maior parte inexplorado, o maior campo de petróleo do mundo - al-Ghawar - foi descoberto lá em 1948.