O que é a adaptação crônica?

O que é a adaptação crônica?


Adaptação crônica ocorre quando o corpo é solicitado a fazer alterações fisiológicas em resposta a uma mudança nas condições. Adaptação crónica pode ser desencadeada por exercício repetido, ou pela falta de oxigénio ou componentes nutricionais.

Exercício

Adaptação crónica é uma alteração do estado fisiológico de longo prazo, que é produzida pelo corpo em resposta a actividade física repetido ao longo do tempo. O alargamento de músculos específicos, como resultado do exercício é um exemplo de adaptação crônica. Uma mudança temporária como um resultado de exercício, tais como uma taxa de pulso ou respiração levantada, não é adaptação crónica, uma vez que é apenas um efeito a curto prazo. Tais mudanças a curto prazo são conhecidos como "resposta aguda."

A falta de oxigênio

Adaptação crónica também pode ocorrer como uma resposta à privação de oxigénio, também conhecidos como hipoxia. Num estudo de 2003 realizado pela Universidade da Califórnia, San Diego, verificou-se que os hamsters mantidos num ambiente com relativamente pouco oxigénio fisiologicamente adaptado para esta mudança do meio ambiente com uma taxa cardíaca reduzida e um aumento da viscosidade do sangue.

Dieta

A restrição de certas substâncias na dieta pode levar a adaptação crônica como o corpo se adapta a funcionar sob essas restrições alimentares. A falta de fosfato na dieta está associado com alterações da função renal, por exemplo. Esta é a adaptação crônica em ação. Outro exemplo é o desenvolvimento em pacientes com distúrbios de comer "lanugo". Lanugo é uma penugem que aparece no corpo de uma pessoa bulímica ou anoréxica, o que representa a tentativa do corpo de se adaptar a condições de desnutrição, fornecendo cabelo adicional para o calor.