Diferentes tipos de vinho de Borgonha

Diferentes tipos de vinho de Borgonha


Na França, os vinhos são nomeados pela região, ou denominação, em que as uvas são cultivadas. A Borgonha, ou em francês, Bourgogne, região tem 100; estes são divididos em quatro níveis com base na qualidade do terreno onde as uvas são cultivadas, conhecido como terrior. Grand Cru é o nível mais elevado e torna-se apenas uma pequena porcentagem do total de denominações. Vinhos da Borgonha são feitas de apenas algumas castas específicas. As castas mais amplamente cultivadas são Pinot noir, Gamay, Chardonnay e Aligoté.

Beaujolais

Dividido em norte (Haut-Beaujolais) e sul (Bas-Beaujolais) pelo rio Nizerand, a região de Beaujolais produz um vinho leve e frutado, fácil de beber. Existem várias sub-variedades de Beaujolais, como Beaujolais-Villages, Beaujolais Nouveau e Beaujolais Superieur. Beaujolais Nouveau é liberado na terceira quinta-feira de novembro de cada ano e se destina a ser consumido de imediato. Beaujolais, em geral, não se destina a ser envelhecido por muito tempo.

Cote d'Or

No coração da região de Borgonha é Cote d'Or, que é dividida em duas sub-regiões. Cote d'Nuits geralmente cresce Pinot Noir uvas para fazer robustos, vermelhos saborosos com bouquets frutados intensos. Estes vinhos são envelhecidos melhor três a cinco anos e par bem com pato assado e carne vermelha. Cote d'Beaune é a outra parte da Cote d'Or. Ela produz vinhos tintos que são leves e frutado, com tons de framboesa, enquanto os brancos são suaves, com notas de flor branca e citros. Estes vinhos idade melhor para dois a cinco anos e par bem com queijos degustação de noz.

Macon

A região Macon é mais conhecida por produzir vinhos brancos que são leves e seco, com aromas de amêndoa e flor, bem como os vermelhos que são leves e frutados. Os brancos são melhores quando com idades entre dois e três anos emparelhar bem com ostras, frango com molhos cremosos, aspargos e charcutaria. Os tintos devem ser na faixa etária de dois a cinco anos e par bem com coelho e pato.

Chablis

A região de Chablis é famosa por seus brancos secos frutados que contêm aromas de noz, manteiga e minerais. Esta região do norte cresce principalmente a uva Chardonnay. A maioria dos seus vinhos deve envelhecer por dois a cinco anos. No entanto, seu Premier Cru deve envelhecer por três a sete anos, e seu Grand Cru é melhor com idade entre cinco e 12 anos. Estes vinhos par bem com salmão grelhado, frango, lagosta e marisco.