Alongamento para evitar ou reduzir a dor muscular após o exercício

Alongamento para evitar ou reduzir a dor muscular após o exercício


Dor nos músculos é um efeito pós-exercício da experimentada por iniciantes e atletas. Para evitar a dor, instrutores de fitness recomendam frequentemente a designação de alguns minutos antes ou depois de um treino para esticar. No entanto, os cientistas foram desmascarando a alegação de que o alongamento evita ou reduz a dor muscular induzida pelo exercício. Por exemplo, pesquisadores da Universidade de Umea da Suécia estudaram os efeitos do alongamento antes do exercício em mulheres e não encontrou nenhum efeito sobre a dor muscular tardia. Estudos similares publicados no "Cochrane Database of Systematic Reviews" e da revista "Medicine and Science in Sports e do exercício", relatam os mesmos resultados.

Mecânica da Dor

Alongamento antes ou após o exercício não pode aliviar a dor muscular induzida pelo exercício. Ao contrário do que amplamente difundida crença popular, o alongamento não prevenir lesões microscópicas no tecido que conecta os músculos. IDEA Saúde e Fitness Association explica que também não impede que o acúmulo de íons de cálcio e substâncias químicas que irritam os receptores de dor. Alongamento não parar ou retardar a progressão da inflamação dolorosa nos músculos; mudanças em espasmos musculares e pressão osmótica celulares que causam a inflamação ainda ter lugar após o alongamento.

Alternativa

Uma premissa por trás do conceito de alongamento para reduzir a dor é que ela aumenta a circulação de sangue para os músculos, aquecendo-os; no entanto, o alongamento não é intensa o suficiente para elevar a temperatura do corpo para afetar o fluxo de sangue adequado para os músculos para aliviar a dor ou evitar lesões. Médicos do esporte recomendo fazer exercícios de aquecimento em seu lugar. Lisa Bartoli, médico assistente em medicina e reabilitação departamento físico do Beth Israel Medical Center, em Manhattan, recomenda que os pacientes iniciem actividades desportivas na metade da intensidade de uma rotina normal em vez de esticar antemão.

Efeitos sobre o desempenho

Dor é muitas vezes um impedimento para o exercício contínuo, e se você escolher para empurrar o músculo dolorido através do exercício, o desempenho diminui devido ao desconforto. Com base em uma análise de vários estudos em publicações biomédicas, da Universidade de Exeter professor Gary O'Donovan relata que o alongamento estático, especificamente, pode diminuir o desempenho, sem exercícios nem perceber. Alongamento estático é o alongamento passivo de um músculo ou grupo de músculos de cada vez. Estudos mostram que os alongamentos estáticos reduzir o desempenho do exercício, diminuindo a atividade elétrica nos músculos. Alongamento balístico envolve fazer quique ou balanço movimentos repetitivos e alongamento dinâmico envolve amplitude ativa de movimentos de movimento. A análise de Exeter revelou ainda que nem balístico nem alongamento dinâmico reduz o desempenho do exercício.

Benefícios do Alongamento

Não desconto esticar por completo, simplesmente porque não reduz a dor muscular induzida pelo exercício. A flexibilidade das articulações diminuir significativamente e progressivamente à medida que os seres humanos idade. O colagénio, a substância que compõe o tecido conjuntivo que envolve os músculos, torna-se mais denso e mais duro ao longo do tempo. Diminuição da flexibilidade e da área muscular rígida levam a diminuição da amplitude de movimento, mas o alongamento pode contrariar a perda de amplitude de movimento. Por exemplo, a pé, um tipo de alongamento dinâmico, aumenta a amplitude de movimento nos flexores do quadril, perna e músculos das costas.