Características do fitoplâncton

O fitoplâncton é uma das mais importantes formas de vida no planeta Terra. No entanto, pouco se sabe sobre eles. Eles são, basicamente, as formas de vida vegetal que vivem no oceano. Fitoplâncton servem de alimento para uma grande variedade de espécies de peixes, a maioria pequenos, mas também algumas espécies de baleias. Muitos tipos diferentes de fitoplâncton existir, mas várias características podem ser utilizadas para definir o fitoplâncton são amplamente.

Requisitos para a Vida

Fitoplâncton são todos semelhantes às plantas em que eles exigem a luz solar, água e nutrientes para sobreviver e crescer. Eles também contêm clorofila, o mesmo pigmento que faz com que as plantas verdes, e por essa razão fitoplâncton também vêm principalmente de cor verde. Como as plantas, o fitoplâncton também usar sua clorofila para gerar carboidratos, que eles em uso por sua vez, como os blocos de construção necessários para crescer.

No entanto, o fitoplâncton exigir alguns outros minerais, além de dióxido de carbono para viver. Eles obter esses outros minerais, tais como o ferro, quando uma água mais fria do fundo abaixa sobe à superfície da água.

Habitat

Fitoplâncton quase todos vivem perto da superfície do oceano, porque é onde a luz é o mais abundante.

Vida Útil

Fitoplâncton só tendem a viver cerca de um dia ou dois antes de serem comidos ou morrem. Em ambientes mais frios, geralmente "bloom" na primavera, quando a maior parte da luz atinge a superfície da água.

Mobilidade

O fitoplâncton não pode nadar e são, portanto, à mercê das correntes oceânicas para levá-los ao redor.

Efeito sobre a temperatura global

Fitoplâncton desempenham um papel muito importante no clima global. Assim como as plantas terrestres, fitoplâncton absorvem dióxido de carbono e emitir oxigênio durante a fotossíntese. Portanto, a quantidade de fitoplâncton presente nos oceanos do mundo é muito importante porque eles podem afetar a quantidade de dióxido de carbono presente na atmosfera da Terra. O dióxido de carbono é um gás de efeito estufa, o que significa que, quando há menos dióxido de carbono na atmosfera da Terra, a temperatura global geral é menor. Portanto, os níveis de fitoplâncton pode afetar a temperatura global da Terra.

Indicadores de mudança

O fitoplâncton também são importantes como indicadores de alterações químicas ou físicas ou químicas nas águas globais. Populações de fitoplâncton são extremamente vulneráveis ​​a esses tipos de mudanças, e sua população vai aumentar ou diminuir rapidamente com base nelas. Por esta razão, os cientistas certifique-se de manter controle sobre as populações de fitoplâncton em todo o mundo, pois poderia alertá-los para os potenciais problemas.