Que é um ácido forte: vinagre ou suco de limão?

Que é um ácido forte: vinagre ou suco de limão?


Ambos sumo de limão e vinagre contêm ácidos - ácido cítrico, no caso de sumo de limão e ácido acético no caso de vinagre. Ambos são ácidos relativamente fracos, mas o ácido cítrico é ligeiramente mais forte do que o ácido acético. No entanto, quando as pessoas se referem a um ácido forte na conversação diária, eles podem significar algo um pouco diferente.

Força de um ácido

A força de um ácido, é uma medida da sua tendência para a doação de um ião hidrogénio quando em solução. Por exemplo, quando o ácido acético é dissolvido em água, separa-se em iões de hidrogénio e uma base conjugada chamado de etilo. Os íons de hidrogênio, representadas como H +, ligação com as moléculas de água para formar hydronium. O nível de equilíbrio - isto é, o ponto no qual o ácido pára dando-se iões de hidrogénio - determina a força do ácido. Quanto mais baixo o nível de ácido presente em uma solução, quando isto acontece, mais forte é o ácido é. A força de um ácido é representado pelo valor de pKa. Quanto mais baixo pKa de um ácido, mais forte ela é. (Ref 1, 2)

pH

Embora pKa mede a acidez de uma substância, quando a maioria das pessoas falam sobre "acidez", eles estão se referindo ao pH, que mede a presença de um ácido em uma solução. Sumo de limão e vinagre são ambas as soluções de um ácido em água. Considerando que o pKa mede a força do próprio ácido, pH inclui não só isso, mas a quantidade de ácido na solução. Como resultado, o pH do vinagre e sumo de limão não corresponde directamente à força do ácido acético e cítrico, porque a quantidade de ácido na solução varia. Por exemplo, dois tipos diferentes de vinagre serão ambos contêm ácido acético, mas podem conter quantidades diferentes. Embora o ácido em ambos terão a mesma pKa, ou força, os dois tipos de vinagre serão diferentes no seu pH. Tal como acontece com pKa, quanto menor o pH de uma solução, o que é mais ácida. (Ref 3, 4)

Suco De Limão

O suco de limão contém altos níveis de ácido cítrico, com cerca de 0,05 gramas por mililitro. (Ref 5) O ácido cítrico é um ácido fraco, com um pKa de 2,79. (Ref 6) Tal como acontece com qualquer produto, o nível exato de ácido cítrico no suco de limão pode flutuar. Em geral, no entanto, sumo de limão é altamente ácida, com um pH de 2, devido à elevada percentagem de ácido que contém. (Ref 7) Em alguns casos, sumo de limão pode ter um pH ligeiramente mais elevada de até 2,6. (Ref 9) Uma maneira de demonstrar o pH baixo - e, portanto, elevada acidez - de suco de limão é com uma tira de fogo ou solução de indicador. Estas substâncias sofrer uma reacção química que faz com que mudam de cor em contacto com os ácidos. O suco de limão caiu em uma solução de indicador ou em uma tira de fogo fará com que ele vire um vermelho brilhante, indicando o seu alto teor de ácido.

Vinagre

Assim como sumo de limão é uma solução de ácido cítrico e água, o vinagre é uma solução de ácido acético e água. O ácido acético é um ácido muito mais fraco do que o ácido cítrico, com um pKa de 4,74. (Ref 8) O pH do vinagre pode variar muito, dependendo do tipo ou da composição específica. Um pouco de vinagre pode ser quase tão ácida como suco de limão, com um pH de cerca de 2,4, enquanto outros tipos são muito mais básica, com um pH de mais de 3. (Ref 9) É importante lembrar que pequenas distâncias na escala de pH representam grandes diferenças de acidez. Uma solução com um pH de 2 é dez vezes mais ácido como um com um pH de 3. Tal como sumo de limão, o vinagre irá transformar um indicador universal vermelha, mas a cor será normalmente um pouco mais leve laranja-vermelha, que indica o seu pH ligeiramente mais elevada . (Ref 10)