Plantas de deserto em África

Plantas de deserto em África


África é o lar de três desertos principais: o Saara, do Kalahari e do Namib. Estes desertos são povoadas por uma variedade de plantas que sejam resistentes à seca e se adaptaram estratégias de sobrevivência para sobreviver no clima extremo. Muitos são xerófitas, significando que eles podem sobreviver com pouca umidade e também pode armazenar água entre chuvas.

Deserto Do Saara

O Deserto do Saara cobre cerca de um terço do continente Africano e abrange regiões com uma vasta gama de quantidades de precipitação anuais e temperaturas. Embora as plantas são escassas em grande parte do deserto, é o lar de um número estimado de 1.200 espécies de vegetação, incluindo halphytes, que crescem em solos ricos em sal. Scrub grama e arbustos crescem em áreas baixas. Árvores como ciprestes, oliveiras, acácia, data e Palma de Doum crescer em regiões mais altas.

Deserto de Kalahari

O deserto de Kalahari está localizado no sudoeste da África e se estende por toda a África do Sul, Botswana e Namíbia. A paisagem é caracterizada por cristas de areia e dunas, ancorados por resistente à seca vegetação em algumas áreas e planícies da grama sazonais em outros. O camelthorn, um tipo de acácia, é exclusivo para o Kalahari e uma das poucas árvores que crescem no deserto. Ele fornece abrigo, nutrientes e alimentos para outras plantas, bem como animais. Outra espécie originais é o cacto Hoodia, uma planta de crescimento lento que armazena água extremamente bem e floresce em climas quentes.

Namib Desert

O deserto de Namib, localizado na Namíbia, tem pouca vegetação, exceto em leitos secos de rios, onde plantas resistentes torneira em água abaixo da superfície e também armazenam o escoamento da erráticos, fortes chuvas. Uma dessas plantas, os Welwitschia mirabilis, cresce apenas no deserto de Namib eo vizinho Kaokoveld Desert. A gymnosperm, a planta pode crescer para cerca de cinco pés de altura e tem apenas duas folhas. Estas plantas têm vidas extremamente longas, com alguma estimada em 2.500 anos de idade.