Como identificar Oaky Flavors em Vinho

Carvalho tem sido muito utilizado para o armazenamento do vinho durante a fermentação e envelhecimento. Foi só durante o século anterior que carvalho começou a ser usado na produção de vinho como um meio de transmitir procurados sabor. Há muitas maneiras que carvalho podem afetar o sabor do vinho, e vamos explorar muitos deles.

Instruções

Como identificar Oaky Flavors em Vinho

1

Prove como carvalho pode afetar Chardonnay. Abra o seu carvalho fermentado Chardonnay e despeje um pouco no copo. Agite-a em torno do vidro e cheiro. Você deve sentir o cheiro quase imediatamente, entre outras notas de frutas, um forte cheiro de carvalho. Tome um pequeno gole e ingerir-o com cuidado para que o vinho cobre todo o palato de sua língua. A primeira coisa que você vai notar é o sabor irresistível de baunilha e manteiga. Em seguida, você vai começar a saborear o fruto. Ele vai estar cheio de frutas tropicais, maduro como manga, abacaxi e até mesmo notas de mamão, talvez. Agora, abra o seu Chardonnay fermentado em aço inoxidável. Este vinho não tem todo o tempo gasto em barris de carvalho, fermentação ou envelhecimento. Despeje um pouco e sentir o cheiro. Você vai notar que não há cheiro de carvalho. Agora gosto da mesma forma que fez com o primeiro vinho. A primeira coisa que gosto será fruto. Será sabores de frutas brilhantes desta vez, no entanto, incluindo damasco e pêssego e maçã verde, aromas talvez até maduras. Tudo ao redor, o aço inoxidável fermentado Chardonnay será mais leve e menos pesado na língua.

2

Prove como carvalho pode afetar Sauvignon Blanc. Abra seu Fume Blanc e despeje um pouco em seu copo. Este é um carvalho envelhecido Sauvignon Blanc da Califórnia. Agite-a e cheirar. Embora a primeira coisa que você pode não ser o cheiro de carvalho, ele terá um perfume suave, quase em tons de baunilha. Tome um pouco em sua boca e gentilmente ingerir-lo. Os sabores de fruta será muito macio. Sub-maduro pêssego e outras frutas de pedra predominará com um fio de baunilha no backgorund. Agora abra seu Sancerre. Este é um aço inoxidável fermentada e envelhecida Sauvignon Blanc do Vale do Loire, França. Agite-a e cheirar. Pode ser floral, mas definitivamente haverá um aroma cítrico. Prove e gole e você terá uma explosão de grapefruit e laranja azedo. Isso é porque não havia carvalho para suavizar a acidez da uva, o caminho que havia no Fume Blanc.

3

Taste outras maneiras de carvalho é usado em vinho. Abra a sua garrafa de muito barato, massa comercializada Cabernet Sauvignon. Porque o perfil de sabor popular para Cabernet Sauvignon é oakiness, mais massa comercializada Cabernet Sauvignon tentar imitar isso. O problema é, no entanto, que os barris de carvalho são caros, portanto, para cortar custos a maioria dos grandes produtores de barato Cabs fermento e idade os seus vinhos em aço inoxidável e despejar ou chips de madeira de carvalho ou, em alguns casos muito infelizes, serragem de carvalho para os vinhos para conferir um sabor "carvalho". Estas peças são tensas antes do engarrafamento, é claro, mas fazer isso não alcançar o mesmo perfil de sabor que fermentação e envelhecimento em barris de carvalho faz. Despeje um pouco de vinho e cheiro. O cheiro de carvalho irá, muito provavelmente, ser avassalador. Agora prová-lo. Na frente do seu paladar, tudo o que você vai ser capaz de provar é escuro, sabor de fruta cozida. Em seguida, na parte de trás do seu paladar, você engole, você vai ser sobrecarregado com um poderoso sabor de carvalho. Isto é o que muitos profissionais do vinho chamam de "desconexa" perfil de sabor. O carvalho é lá, mas está desconectado do resto do vinho quase como se ele foi adicionado como uma reflexão tardia. Esta é, infelizmente, muito comum nos vinhos oaky produzidos em massa e de baixo custo.