Como emparelhar queijo com vinho

Emparelhamento queijo com vinho é muitas vezes uma questão de preferência pessoal. No entanto, você deve considerar os pontos fortes dos sabores quando você combinar o vinho com o queijo de modo que nem vai dominar o outro. Por exemplo, não emparelhar um Cabernet forte com um suave, mussarela fresca porque os delicados sabores do queijo seria dominado pelos sabores dominantes do vinho.

Instruções

1

Determine o tipo de vinho que você vai beber. O queijo que você escolher depende do tipo de vinho que você escolher. Queijos fortes devem ser combinados com vinhos mais fortes, como Bordeaux ou Cabernet. Queijos mais leves são melhores emparelhado com vinhos delicados, como um Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio.

2

Par mais secas vinhos brancos como Chardonnay, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc com mussarela fresca, Brie, Gouda, Baby suíço e queijos cheddar leve.

3

Combinar vinhos brancos doces, tais como Riesling ou um vinho de Sauternes, com Fontina, Roquefort, Stilton e Provolone.

4

Escolha queijos envelhecidos para Cabernet Sauvignon. Vá com uma Gouda envelhecido, Cheddar, Provolone ou Le Moulis quando você está bebendo Cabernet.

5

Par defumado Gouda, cremoso Gorgonzola, Havarti, Gruyere fumado suíço ou cheddar defumado com vinhos mais picantes, como Zinfandel, Syrah, Shiraz e Pinot Noir.

6

Selecione idade Cheddar, envelhecido suíço, Asiago, Pont l'Eveque e Taleggio para Merlot.

7

Vá com um queijo crème triplo para Champagne e vinho espumante. Queijos cremosos triplos são semelhantes aos cream cheese na textura e corpo. Procure Boursin, Cambozola e Explorateur.

Dicas:

  • Visite um alimento de especialidade ou loja gourmet para os queijos incomuns, como Pont l'Eveque e Taleggio.
  • Quando queijos semi-duros, como o cheddar e suíço, são expostos ao ar por longos períodos, as bordas formam crostas. Fique de olho no seu prato de queijo e mudar as peças duros para os frescos.