Variedades Vinho tinto frutado

Variedades Vinho tinto frutado


Os vinhos tintos são criados a partir de variedades de uvas vermelhas e pretas. Cada vinho tem muitos fatores diferentes que contribuem para os seus gostos complexos. O sabor do vinho pode ser muito subjetiva e variável, por isso é difícil de categorizar singularmente cada tipo. O que pode ser frutado para uma pessoa pode não ser para outra. Muitas variedades de vinho tinto são frutados. Vinhos tintos frutados variam em doçura, corpo e sabor.

Luz e frutado

Alguns vinhos tintos são leve e frutado. Para os iniciantes, estes vinhos são uma boa maneira de se familiarizar com vinho tinto sem sobrecarregar em sabores pesados. Red Zinfandel é muito frutado e leve e, às vezes picante. Tem acidez moderada e um sabor meio-corpo. Beaujolais é um vinho muito leve-corpo cheio de sabor frutado, especialmente cereja. Ela vem de uvas Gamay e é semelhante ao vinho Gamay. Alguns conhecedores de vinho não gosta deste vinho, mas é bom para a introdução de novos consumidores de vinho de castas tintas. Sangiovese é o vinho de corpo leve, que incorpora os sabores de amoras, cerejas e romã.

Picante e frutado

Algumas variedades de vinho tinto são ambos frutado e picante. Vinhos picantes apresentam maior concentração de especiarias, como canela ou gengibre. Malbec é um vinho frutado-picante com notas de sabores mirtilo. Shiraz, a versão australiana de Syrah, é um vinho picante com acidez moderada e dicas de cereja e framboesa sabores. Além disso, muitos Zinfandels pode ser bastante picante.

Doce e frutado

Os vinhos tintos podem ser muito doce e frutado e alguns vêm perto de degustação como suco. Porto é um vinho de sobremesa frutado conhecido por ser açucarado e com um teor de álcool. Dolcetto é um vinho italiano com sabores de frutas, como morangos e ameixas. Seu nome traduz do italiano como "um pouco doce." Sangria é popular entre um público mais jovem, em parte porque ele é tão doce e tem um gosto muito parecido com suco com um pontapé.

Seco e frutado

Vinhos tintos secos são feitos a partir de uvas vermelhas que foram fermentadas à secura, ou seja, todo o açúcar é fermentado e transformado em álcool com muito pouco à esquerda de açúcar residual. Muitos vinhos tintos de mesa estão secos, incluindo alguns Zinfandel e Syrah. Merlot tem baixa acidez e um sabor macio meio-corpo com a cereja, ameixa e sabores de amora. Cabernet Sauvignon tem um sabor mais áspero e é mais tânico, mas tem sabores semelhantes a Merlot. Tem um sabor de carvalho-like encorpado, e frascos mais velhos dão indícios de pimentão. Ao contrário de Cabernet Sauvignon, Pinot Noir tem um sabor fresco e delicado terra com taninos suaves e sabor. Pinot Noir tem dicas frutados de morango, cereja e ameixa.