Sobre Ataques de Tubarão

Sobre Ataques de Tubarão


Quando a maioria das pessoas pensa sobre os ataques de tubarões, a primeira coisa que vem à mente é o blockbuster "Tubarão". Embora nem tudo contido no filme era pura ficção, o criador do filme, Peter Benchley, muitas vezes tentou desencorajar a imagem de todos os tubarões sendo assassinos canibais.
A cada ano, nos últimos tempos, tem havido menos de 100 ataques de tubarão registrados - apenas um punhado de que se revelaram fatais. Estatisticamente, há uma maior chance de ser atingido por um raio do que há de ser atacado por um tubarão - então por que toda essa confusão?

Tipos

Existem apenas quatro tipos de tubarões que são bem conhecidos por ataques a seres humanos. Estes são o grande tubarão branco, o tubarão-tigre, o tubarão-touro eo whitetip oceânico. O grande tubarão branco é o mais notório destes, grande parte graças ao filme "Tubarão". Grandes tubarões brancos são encontrados em quase todas as áreas costeiras do mundo, e pode pesar até 5.000 lbs., Com um peso típico cerca de metade. Na maioria dos ataques por grandes tubarões brancos, o ataque é interrompida após a primeira mordida pelo tubarão. Essa primeira mordida é chamado de "teste de roer", e os tubarões têm sido conhecida a fazer isso com um número de diferentes objetos para descobrir o que eles são. Em outros, os ataques são muitas vezes dirigiu-se pela utilização de um sistema de amigos, onde um segundo mergulhador pode muitas vezes obter um companheiro ferido para fora da água antes que o tubarão pode terminar o ataque, como o tubarão, muitas vezes aguarda sua presa para sangrar antes de acabar com ele.
Estes quatro são os únicos tipos de tubarões que tenham sido gravadas como um infrator freqüente. No entanto, há um pequeno número de outras espécies que são responsáveis ​​pelo ataque ocasional. Estes incluem o recife cinzento, recife blacktip, o tubarão-martelo eo tubarão sedoso. Para a maior parte, porém, estes tubarões presente pouco de perigo e os ataques muitas vezes vêm em condições de baixa visibilidade, quando um nadador humano ou mergulhador pode ser confundido com outra coisa.

Geografia

A maioria dos ataques de tubarão acontecer relatados nos Estados Unidos. No entanto, eles podem acontecer em qualquer lugar que os seres humanos vêm em estreito contacto com os tubarões, e esta é uma área ampla. Grandes tubarões brancos habitam quase todas as áreas costeiras em todo o mundo. Tubarões-tigre são normalmente encontrados nas zonas costeiras das áreas mais tropicais, que atraem os visitantes humanos para muito o mesmo clima tropical. O tubarão-touro habita águas rasas principalmente na faixa tropical e subtropical todo o mundo, e é única em sua capacidade de viver em áreas de água doce, bem como de água salgada. Bull tubarões têm sido conhecida a viajar para o interior de rios, tornando-os mais propensos a entrar em contato com os seres humanos. O whitetip oceânico, por outro lado, é talvez o mais fugaz destes tubarões, e habita o mar aberto como o próprio nome sugere.

História

Ataques de tubarão documentados datam da década de 1830 nos Estados Unidos sozinho, e incluem indivíduos vadear em terra dos barcos virados e até mesmo um garoto de 15 anos foi morto por um tubarão-touro enquanto nadava em Trout River da Flórida. O episódio mais notório de ataques de tubarão na história americana teve lugar na costa de Nova Jersey entre 1 de Julho e 12 de julho de 1916. Quatro pessoas morreram e um foi ferido por uma espécie não identificada de tubarão. Praias que o verão estavam superlotados com os residentes de Nova Jersey e Nova York tentando escapar de uma onda de calor e uma epidemia de poliomielite. É importante notar que as vítimas destes ataques de tubarão não eram nadadores a solo ou mergulhadores. O primeiro ataque custou a vida de um turista de 25 anos de idade na cidade de Beach Haven, New Jersey, com o segundo ataque a ocorrer cerca de 50 milhas ao norte do primeiro. Os últimos ataques aconteceram ainda mais ao norte, em Matawan Creek, New Jersey. Em cada caso, o ataque aconteceu em vista dos outros, e com uma única excepção das vítimas morreu de perda de sangue de picadas poderosas depois de ser arrastado em terra por equipes de resgate. O único sobrevivente foi um menino de 14 anos de idade, cuja perna esquerda foi mordido; ele foi resgatado e levado às pressas para o hospital. Estes ataques inspirado Peter Benchley para escrever "Tubarão".

Prevenção / solução

Um número de métodos diferentes têm sido tentadas para conduzir tubarões longe de mergulhadores não apenas individuais, mas também longe das áreas que as pessoas frequente. Um método que parece ter se reuniu com uma certa quantidade de sucesso é o uso de equipamento magnético. Uma vez que um tubarão utiliza uma capacidade que permite a sentir os campos eléctricos e magnéticos interrompidos por tecido muscular na água, verificou-se que, muitas vezes, tubarões nadar para longe a partir de diferentes tipos de magnetos que são colocados na água como um perímetro. Houve também experiências no aproveitamento de electricidade para produzir a mesma resposta em tubarões. Alguns materiais de produzir uma corrente eléctrica quando submerso na água salgada, e é esta corrente eléctrica que transforma os tubarões distância. Este método eletromagnético de interromper a habilidade de um tubarão de sentir perturbações é a teoria por trás da descoberta mais bem sucedido até à data - o dispositivo de protecção Oceanic, ou POD. Suficientemente pequeno para ser usado por um único mergulhador, o inconveniente de o "Shark Shield" é que ela protege apenas uma única pessoa, e não tem um efeito que atravessa uma praia inteira.

Teorias / especulação

Porque não há inimigos naturais dos tubarões, eles têm pouca razão para temer qualquer coisa que a entrar em contacto com a água. Como parte superior dos predadores da cadeia alimentar, eles são naturalmente curiosas sobre qualquer coisa que eles correm para que eles não estão familiarizados com, e porque eles, obviamente, não têm mãos a explorar algo com, a única maneira que eles podem ter uma idéia para o novo objeto é para morder. Enquanto tal mordida não podem ser destinados para matar o alvo, os tubarões têm mandíbulas incrivelmente poderosas que podem fazer a mordida mortal. Os tubarões não atacam um humano com o propósito expresso de obter uma refeição fácil. O sistema digestivo de um tubarão funciona muito lentamente, e é difícil para os tubarões para digerir a elevada proporção de osso humano que está contido dentro de uma pessoa. (Ele também não vale a pena o esforço para tentar tirar a carne dos ossos de um ser humano - é muito demorado e difícil de manobrar a presa com nenhuma forma de mantê-lo salvar com a boca.)

Muitos ataques de tubarões vêm quando a pessoa está nadando acima do tubarão, e, portanto, visível apenas em forma. É fácil para um tubarão confundir um mergulhador vestido com uma roupa de mergulho para um selo. Além disso, os tubarões usam o sentido de electricidade a partir de músculo vivo para encontrar presa, e a forma do campo emitido por um mergulhador com aletas é semelhante ao que é dado por uma vedação. No século vinte e firsst, ataques de tubarão notificados têm vindo a aumentar. No entanto, muitas agências de aplicação da lei duvidar da validade de tais alegações sem testemunhas fora, suspeitando que as alegações de tal ataque poderia ser usado para esconder um assassinato.