Principais produtos alimentares da China

China tem uma grande força de trabalho e diversas paisagens e climas agrícolas adequadas para o cultivo e produção de diferentes tipos de alimentos. Ela cresce frutas, legumes e grãos para consumo interno e para os mercados mundiais. Peixes e mariscos são outras exportações principais.

Indústria Agrícola da China

Indústria na China é dominado pelo sector dos serviços e da indústria, enquanto seu setor agrícola gera pouco mais de 10 por cento do produto interno bruto do país. No entanto, considerando que de acordo com o Factbook 2008 CIA World, a China é a segunda maior economia do mundo (depois dos Estados Unidos), com uma força de trabalho de mais de 800 milhões, 43 por cento dos quais é empregada na agricultura, a indústria é tanto considerável e dominante nos mercados mundiais.

Fatores geográficos e ambientais

Com uma grande massa de terra e climas diversos de tropical a subarctic, a China é capaz de crescer uma grande variedade de alimentos. Quase 15 por cento da China é a terra arável, mas a indústria agrícola enfrenta muitos desafios ambientais que estão gradualmente diminuindo a quantidade de terra disponível para o cultivo de alimentos. Desde 1949, a China perdeu aproximadamente um quinto de sua terra agrícola devido à erosão do solo ea desertificação. Evolução económica e da urbanização gradual da população são factores adicionais.

O que é cultivado?

Maiores culturas da China em termos de volume e valor são o arroz, produtos hortícolas (incluindo batatas doces, alho, repolho e espinafre), frutas (incluindo melões, maçãs, pêssegos e peras), milho e trigo, chá e amendoim. Outros grandes produtos alimentares são leite de vaca e ovos de galinha. China classifica consistentemente como o número um do mundo produtor de muitos produtos alimentares. China cresce a maioria das maçãs, espargos, trigo mourisco, cenouras, couve-flor, pepino, gengibre, batata, arroz paddy, chá e tomates no mundo, entre pelo menos 45 outras commodities.

US importações provenientes da China

China é um dos maiores fornecedores de alimentos do Reino Unidos. Em 2008, a China tornou-se a terceira maior fonte de importações de produtos agrícolas e frutos do mar, com um aumento das importações de cerca de US $ 1 bilhão em 1997 para quase US $ 5 mil milhões em 2007. Durante este período, os Estados Unidos importaram quantidades crescentes de principalmente frutos do mar, vinho e cerveja, sucos de frutas, café, salgadinhos e animais vivos. Algumas importações de produtos agrícolas provenientes da China são usadas para alimentação animal e alimentos para animais, em vez de consumo humano.

Preocupações de Segurança Alimentar

O grande volume de importações de alimentos provenientes da China tem causado alguns governos e consumidores a levantar preocupações sobre a segurança dos alimentos em questão. Em 2008, na sequência de recalls de produtos alimentares para animais e leite em pó importado, o Congresso dos EUA investigada e tratada a questão. Um memorando de acordo entre os chineses e os governos dos Estados Unidos foi assinado em 2007. A China declarou o compromisso de tomar medidas para melhorar a segurança das suas exportações de alimentos, incluindo os regulamentos que reformulam e inspeções. Os Estados Unidos anunciaram medidas para ampliar a cooperação com a China sobre as questões de segurança alimentar e aos funcionários da estação na China para fins de supervisão da segurança de alimentos.