Como descrever o vinho Chardonnay

Como descrever o vinho Chardonnay


Chardonnay é um tipo muito popular de vinho feito a partir da uva Chardonnay verde. Estes vinhos são comuns, porque eles podem ser feitos em quase todas as regiões do mundo, graças à capacidade de adaptação da uva para a maioria dos ambientes. Descrevendo vinho Chardonnay pode ser feito com um pouco de atenção aos detalhes sutis das notas de sabor e aroma que todos os vinhos Chardonnay carregam.

Instruções

1

Leve o seu copo de vinho e, lentamente, agite-a sobre um ½ polegada debaixo do seu nariz. Inspire e tomar os aromas do vinho lentamente. Preste atenção a quaisquer aromas que saltam imediatamente e descrevê-los, como frutado, almiscarado ou picante. Se uma fruta ou sabor particular, tais como maçã ou baunilha, destaca-se, descrever isso.

2

Tome um outro cheiro suave de seu vinho, rodando-o mais uma vez, e tentar se concentrar em quaisquer tons de aroma pode ser seu. Alguns Chardonnays podem ter um forte sabor frutado, por exemplo, mas carregam um ligeiro tom de carvalho ou de especiarias. Descreva todas as conotações do que o segundo sopro de vinho que você toma.

3

Tome um gole de sua Chardonnay, mas não engoli-lo imediatamente. Movê-lo em sua boca e deixá-lo descansar em sua língua por aproximadamente 15 segundos, toda a nota, tendo de quaisquer sabores que você detecta. Você pode notar que os sabores são semelhantes ao que você sentiu no início, ou você pode detectar o oposto, como um sabor picante a um vinho de cheiro floral. Andorinha e descrever como os sabores comparar com o cheiro.

4

Tome um gole e desta vez deixar o resto Chardonnay em sua língua, fazendo a sua curva de língua em um pouco como uma tigela por aproximadamente 10 segundos. Tome nota de como o vinho se sente em sua língua, como o grosso e pesado ou líquida. Quanto mais espessa ela se sente, o corpo do vinho mais pesado, enquanto que, se ela se sente como o peso da água, você pode descrever o corpo como luz.

Dicas:

  • Gostos comuns e aromas de Chardonnays incluem maçã, pêra, abacaxi, laranja, baunilha, canela, várias madeiras como cedro, sabores florais, como rosa ou lavanda, ou mesmo um rico sabor de manteiga.
  • Não tenha medo de mencionar quaisquer sabores ruins ou esmagadora. Se um vinho faz seu rosto scrunch-se, por exemplo, as chances são de que ele é muito amargo ou ácido. Falar e discutir se há algo sobre o cheiro ou sabor que o coloca fora.
  • Entre degustação diferentes Chardonnays, tomar um pequeno pedaço de pão ou um aroma de grãos de café para ajudar a limpar sua paleta, para que a próxima vinho que você tente não será comprometida no sabor do vinho antes dele.
  • Tenha uma festa de degustação de vinhos e coordenar de modo que cada um traz um tipo diferente de Chardonnay. Experimente as diferentes marcas entre amigos e você pode obter uma boa sensação para os muitos sabores diferentes que Chardonnays carregam.