Usos da Farinha de Mandioca

A mandioca (Nome científico: Manihot esculenta) é uma planta perene arbustiva originário do Brasil e conhecida a prosperar nas zonas tropicais. Um uso comum de mandioca é de tapioca, que é feita por trituração das folhas da planta de mandioca. Tapioca é usado em pudins, batatas fritas e outros petiscos. A raiz de mandioca, que se assemelha a uma batata, também é comido. Plantas de mandioca geralmente crescem bem em climas tropicais, e são conhecidos por crescerem mesmo em solos pobres. Pode ser encontrada em estado selvagem na América do Sul e Central. Existem mais de 10.000 variedades desta planta, e os agricultores em todo o mundo escolhem as espécies que são mais adaptadas às suas condições de crescimento.

Nutrição

A mandioca é um alimento básico para cerca de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo. As partes comestíveis da mandioca são as raízes e folhas. As raízes se assemelham batata doce e são ricos em hidratos de carbono, e as folhas são ricas em vitaminas e proteínas. Apesar de ser semelhante às batatas, a mandioca é maior em potássio e tem o dobro do teor de fibra.

Farinha de Mandioca e Tapioca Farinha

Farinha de Mandioca é feita por cozimento, secagem e moagem, em seguida, as raízes de mandioca. Esta farinha é diferente de farinha de tapioca, que é feita a partir das folhas da planta de mandioca. Ambos são sem glúten, por isso eles são amplamente utilizados por pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Usos da Farinha de Mandioca

A mandioca é frequentemente utilizado como um substituto para a farinha de trigo, especialmente para fazer pães, bolos, massas e bolinhos. É também usado para fazer cremes amido e pudins. Em países onde o trigo tem de ser importada e é em quantidade limitada, o pão é feito através da mistura de farinha de mandioca com farinha de trigo. Farinha de mandioca é conhecido para atrair insetos e pragas de menos do que a farinha de trigo normal. Textura engomado de farinha de mandioca torna um excelente espessante, e é usado para engrossar sopas, alimentos para bebés, pudins, molhos e molhos. Farinha de mandioca também é usado como um agente de ligação em salsichas e carnes processadas para manter a carne em conjunto e garantir que não se seque completamente enquanto é cozinhada.

Usos de Tapioca Farinha

Farinha de tapioca, que é feito a partir das folhas trituradas da planta de mandioca, também é utilizado como um substituto para o trigo ou outros hidratos de carbono. É uma farinha muito popular entre os padeiros, porque dá pães e bolos um acabamento branco e uma textura mastigável. Não tem forte aroma de seu próprio país, por isso é uma escolha ideal como um espessante porque não interferir ou sobrepor-se ao odor ou sabor de qualquer prato.