Terrenos regiões de formulário no Great Plains do Texas

Terrenos regiões de formulário no Great Plains do Texas


As Grandes Planícies da Texas são uma parte menor das Grandes Planícies que se espalham de Texas para o Canadá a partir do Mississippi para as Montanhas Rochosas. Embora relativamente nova formação geológica, as Grandes Planícies possuem uma série de formações de terra incomuns, bem como várias áreas distintas. O Texas Great Plains tem três áreas distintas, a High Plains, Planalto Edwards e do Central Texas Uplift.

Formação geológica

O Great Plains se estende aproximadamente do aluvião Mississippi planície ao sopé das Montanhas Rochosas. O ponto mais setentrional entra em Canadá a norte de Minnesota e Dakota do Norte, enquanto o ponto mais ao sul está localizado no coração do Texas. Para 500 milhões de anos, a Grandes Planícies estavam cobertas por um oceano raso entre as Montanhas Rochosas e as montanhas Apalaches, depositando milhares de pés de sedimentos ao longo do fundo do mar. Estas camadas desenvolvido lentamente na rocha sedimentar e calcário que agora correm através das Grandes Planícies. 70 milhões de anos, o vasto mar começou a drenar devido à elevação continental deixando para trás um rico nutriente planície, plano no coração da América do Norte.

High Plains do Texas

Mais conhecido como o Llano Estacado (Staked Plains) ou o Panhandle Plains, as altas planícies do Texas são parte de um plano, liso grande, elevado que se estende do oeste do Texas em New Mexico e até Nebraska. As altas planícies são marcados por uma escarpa de cada lado, o Mescalero, a oeste, eo Caprock no leste. Com alta altitude e pouca precipitação, a área é coberta de grama de pradaria. Poucas árvores podem ser encontradas além de bacias hidrográficas. Uma das formações de terra mais dramáticos da High Plains é o Palo Duro Canyon, esculpida por rios ao longo de milhões de anos.

Central Texas Uplift

Cinqüenta milhões de anos atrás, as Montanhas Rochosas teve atividade vulcânica imensa. O magma basalto e estabeleceu-se em Grandes Planícies endurecimento em lajes de rochas ígneas que são muito mais difíceis do que as rochas sedimentares nativas para as planícies. No soerguimento Central Texas, a erosão das rochas sedimentares macias revelou granito e gnaisse. Estes tipos de rochas numerosas controlar a maneira em que os rios corroer a área de criação de numerosas mesas de arenito e calcário em todo o baixo platô. A Central Texas Uplift é marcado no extremo leste da zona de falha Balcones e ao norte pelas escarpas Caprock e Mescalero.

Edwards Plateau

O Edwards Plateau fica a oeste do Central Texas Uplift e é a parte mais a sul das Grandes Planícies correndo para o Rio Grande. Coberto de calcário, a porção sul do planalto é lavada pelos rios Pecos, diabos, e Nueces como eles correm para o Rio Grande. O mais distante da ponta oriental é mais fortemente marcada por rios, incluindo o Frio, Guadalupe e Pedernales, criando vales profundos. Cada um desses rios é executado em um caminho sinuoso que denota património planície costeira da área. A parte norte tem pouca atividade rio, mas tem um número de buracos e playas que alimentam cavernas subterrâneas solução ao longo da linha de falha Balcones. O shell calcário também contém abundantes depósitos de petróleo perto de Midland e Odessa. Esta área tornou-se conhecida como Bacia do Permiano.