Pizza Domino História

Se você tiver o hábito de encomendar pizza para viagem nos Estados Unidos (assim como muitos lugares no exterior), as chances são, você está mais do que familiarizado com a franquia de super conhecido como Pizza Domino. Este gigante do fast food tem sido um cara que define a indústria da cadeia de pizza por quase quatro décadas e, além de seu tamanho recorde e lucros, possui uma história fascinante.

O Início

Franquia da Domino começou como apenas uma pequena loja. Foi comprado e começou pelos irmãos Tom e James Monaghan em 1960. Naquela época, o restaurante era conhecido, não como "Domino", mas como "de Dominick Pizza" e foi localizado em Ypsilanti, MI. Os dois irmãos só trabalhou como uma equipe até 1961, quando James trocou sua metade do negócio de seu irmão para o preço de um Volkswagen Beetle. Em 1965, o nome "Dominick" foi trocado por "Domino".

Crescimento

Loja de pizza do segundo Domino foi inaugurado em Ypsilanti em 1967, oficialmente a partir franquia da Domino. Desde aquela época, a cadeia tem experimentado um crescimento recorde: Em 1978, 200 restaurantes Domino tinha sido aberto e, em 1983, a cadeia se vangloriou 1.000 aberturas, bem como restaurantes na Austrália e no Canadá. Em 1985, Domino foi a cadeia que mais cresce nos Estados Unidos, com locais adicionais na Inglaterra e no Japão.

Obstáculos

Como um enorme sucesso como franquia de pizza do Domino tem sido, a história da cadeia foi crivado de obstáculos e dificuldades. Em 1968, a sede da empresa foram destruídos em um incêndio. Em 1975, Domino entrou, e, finalmente, ganhou, uma batalha legal de 5 anos sobre alegações de infração de marca registrada colocados pela Domino Sugar. Em 1989, um homem chamado Kenneth Noid criado uma situação de reféns em um restaurante Atlanta, com raiva acreditando que "evitar o Noid" campanha publicitária da empresa (com uma pizza-roubo, stop-motion personagem de animação conhecida como "A Noid") para ser um insulto pessoal. Felizmente, Noid se entregou à polícia sem prejudicar seus reféns, embora ele fez forçá-los a fazer a pizza para ele.

Entrega

Desde os primeiros dias da empresa, Domino tem tido um modelo de negócio focado na entrega. Esta abordagem ajudou o negócio ganhar uma perna grave durante o final dos anos 1960, quando East Lansing localização da loja ganhou enorme popularidade com os alunos da Universidade Estadual de Michigan que querem convenientes opções de alimentos sem ter que ter seus próprios carros. O modelo de entrega-pesado solicitado famosos "30 minutos ou é gratuito" do restaurante garantia. No entanto, esta garantia foi rescindido em 1993 como resultado de reclamações sobre a condução imprudente e acidentes causados ​​por motoristas de entrega em uma corrida para cumprir os requisitos.

Hoje

Hoje em dia, a pizza do Domino continua a crescer, com mais de 8.000 locais de armazenamento em todo o mundo. A empresa continuou a desenvolver o seu modelo de negócio, apresentando muitos itens de menu não-pizza e incorporando novas opções de atendimento ao cliente, tais como pedido on-line. Domino também foi listado na lista da revista Entrepreneur dos 10 melhores oportunidades de franquia.