Como ler uma etiqueta do vinho italiano

Se você já olhou para um rótulo de vinho italiano e pensei: "Hein?" você não está sozinho. A menos que você fale italiano, não há realmente nenhuma maneira de saber o que você está olhando. Às vezes, o tipo de uva, da vinha, ou a região ou sub-região aparece; às vezes, nenhum deles fazer. Estes passos podem ajudar você a entender rótulos de vinhos italianos, mas lembre-se, fluente italiana é a única maneira de ter certeza.

Instruções

1

Aprenda algumas palavras-chave italianos para "fazenda". Se você pode reconhecer essas palavras no rótulo, pelo menos você vai saber que a palavra anterior ou seguinte é provavelmente o nome próprio da fazenda ou vinha. Palavras comuns para fazenda são "cascina", "Fattoria" e "tenuta". "Vigneto" é a palavra para vinha, "produttore" é o produtor ", azienda" é empresa e "cantina" é vinícola.

2

Conheça variedades comuns de uvas italianas. Há mais de 2.000 uvas indígenas na Itália, de modo a memorizar todos eles é um problema. Mas alguns dos mais comuns são barbera, Catarratto, malvasia, Montepulciano, negro amaro, primitivo, sangiovese (aka brunello, Prugnolo gentio ou Morellino) e trebbiano.

3

Conheça as regiões vinícolas da Itália. Existem 37 regiões vinícolas, e estes têm as suas próprias sub-regiões. Os mais importantes são Toscana, Piemonte, O Tre Venezie (Friuli-Venezia Giulia, Trentino-Alto Adige e Veneto), Puglia, Abruzzi, Basilicata, Calábria, Campânia, Emilia-Romagna, Liguria, Lombardia, Sardenha e Sicília.

4

Memorize estas palavras italianas adicionais: "riserva" significa reserva e indica que o vinho foi envelhecido mais do que o habitual; "Superiore" significa que foi feita sob elevados padrões de produção; "Classico" geralmente indica um vinho muito respeitado; "Vecchio" significa idade; "Secco" é seca; "Dolce" é doce; "Vendemmia" e "Annata" significa colheita; "Imbottigliato" significa engarrafada e "invecchiato" significa idade.

5

Estar familiarizado com os níveis do governo italiano de regulamentação da produção. "Indicazione Geografica Tipica" (IGT) Os vinhos têm o menor número de regulamentos de produção; "Denominazione d'Origine Controllata" (DOC) está no meio e "Denominazione d'Origine Controllate e Garantita" (DOCG) é o mais altamente regulamentado.

Dicas:

  • Denominação do vinho geralmente aparece logo acima do nível de qualidade no rótulo.
  • Lembre-se que tipo de uva, região, sub-região e enólogo não são, necessariamente, listados no rótulo. Alguns vinhos italianos desenvolveram apelidos ao longo dos anos, e que o nome é o único nome no rótulo - e não tem nada a ver com as uvas ou vinha.