Why Does Soda bolha?

Fabrico

Fabricantes adicionar a efervescência para refrigerante no processo de engarrafamento, incorporando dióxido de carbono e água no interior da lata ou garrafa, a uma pressão de cerca de 1.200 libras por polegada quadrada. Se você fosse para ver a garrafa antes de abrir, você vai notar muito poucas bolhas que aparecem no líquido. Isto é porque a pressão no interior da lata ou garrafa faz com que o dióxido de carbono para permanecem dissolvidos no líquido.

O Efeito Dominó

Abrindo a garrafa ou lata cria um efeito de gatilho que libera a pressão no interior, permitindo que o dióxido de carbono para quebrar livre do líquido no interior. Isto faz com que o dióxido de carbono a subir à superfície e bolhas. Enquanto borbulhar, o excesso de dióxido de carbono começa a escapar para a atmosfera. Além do efeito gatilho partiu, abrindo a lata ou garrafa, agitando-o antes de abrir pode criar energia extra contida dentro da lata. Esta energia é conhecida como energia cinética. Depois da primeira abertura, esta energia é libertada em quantidades maiores e pode resultar em que vomita sobre a parte superior da lata ou garrafa.

O achatamento de uma Soda

O dióxido de carbono e em fizz um refrigerante pode ajudar a dar-lhe um sabor picante. Ao longo do tempo, o dióxido de carbono escapar da garrafa ou lata e o refrigerante torna-se "plana". Isto pode ocorrer naturalmente ao longo do tempo que as bolhas começam a escoar para a superfície, ou pode ser acelerada devido a influências como calor que fazem com que o dióxido de carbono para libertar mais rapidamente. Adicionando cubos de gelo para o refrigerante também pode acelerar a reação, causando fizz contínua, particularmente em torno do próprio cubo. Para evitar uma soda de ir plana e perder a sua natureza borbulhante, manter o recipiente fresco e cobri-lo firmemente com uma tampa para evitar que o dióxido de carbono que escoa para fora.