História do Sparta, Grécia

Sparta é uma cidade grega no Peloponeso que foi um forte cidade-estado durante os séculos V e VI. Sparta antigo era uma oligarquia, monarquia ea democracia conhecida por sua forte militar.

Começo

A cidade de Esparta foi fundada no século 12 aC pelos Dorians. Eles tomou à força o território de Messénia. Nativas messênios sem sucesso girava no sétimo século aC Por 668 aC, durante as Guerras Messenian, os dórios tomaram o controle completo da cidade.

Estrutura cidade

A cidade-estado era um agrupamento frouxo de cinco aldeias, com apenas casas e edifícios públicos. Sparta teve diferentes classes de pessoas: helots, escravos que executaram tarefas agrícolas; Periecos, comerciante sem direito a voto ou comerciantes e spartiatai, a classe dominante dos soldados e dos reis.

Estrutura Militar

Durante o século VI aC, os dórios estabeleceu uma oligarquia militar. Na antiga Esparta, filhos de cidadãos espartanos começou treinamento militar aos sete anos e entrou para o exército na idade de 20. mulheres espartanas foram educados e treinados separadamente dos homens, e eles eram esperados para ter filhos.

Vitórias militares

Sparta foi estabelecida como uma forte cidade-estado e rival para a cidade-estado de Atenas após uma série de vitórias militares sobre os seus vizinhos cidades-estados, incluindo uma decisiva durante as Guerras Persas. Durante o século V aC, a cidade-estado foi capaz de derrotar Atenas durante a Guerra do Peloponeso e tornar-se o mais forte cidade-estado.

Outono

Sparta não foi capaz de sustentar sua posição de liderança por causa de rebeliões de cidades-estados conquistados e uma falta de cidadãos para apoiar suas forças armadas. Sparta foi derrotado pelos tebanos em 371 aC Logo depois Sparta tornou-se parte do rei Filipe II de crescente império de Macedónia.

Modern-Day Sparta

Moderno-dia Sparta é a capital do Laconia, uma prefeitura da Grécia. Foi criado em 1834 e está parcialmente localizado na área que compunham antiga Esparta.