Por que é Importante Ecoturismo?

Por que é Importante Ecoturismo?


Segundo a Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES), o ecoturismo é "viagem responsável a áreas naturais que conserva o meio ambiente e melhora o bem-estar das populações locais." Ecoturismo se concentra menos em luxo e mais em experimentar a natureza ea cultura de uma forma responsável. O ecoturismo é uma importante ferramenta para aumentar a consciência sobre a conservação ambiental e fomentar ligações entre culturas que de outra maneira nunca interagem. Ecoturismo também fornece comunidades com fontes de renda viáveis ​​sem devastar os recursos naturais das comunidades.

História



Safaris de caça africano dos anos 1950 foram a primeira forma de ecoturismo.


As raízes do ecoturismo começou na década de 1950 com a legalização da caça na África ea necessidade de caça preserva e safaris para atender a caça turistas. Ecoturismo ganhou popularidade na década de 1980 e foi regulamentado na década de 1990, como o movimento ambientalista pegou. O termo "ecoturismo" foi definido oficialmente em 1991. Em 1995, 30 delegados de países em todo o globo convocada para definir padrões internacionais de eco-lodges (National Geographic). A indústria do ecoturismo é mais forte do que nunca no século 21 como a preferência do consumidor para escolhas sustentáveis ​​continua a crescer.

Inconvenientes do Turismo tradicional



Pesado, o turismo não gerenciado pode ter efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente.


De acordo com o Instituto de Ecoturismo, mais turistas recebe um destino, o mais stress seu ambiente incorre. Os turistas que visitam os recifes de corais ou florestas tropicais pode coletar "lembranças", a ponto de dano. A construção de estâncias turísticas pode resultar em assoreamento de cursos de água ou o desmatamento e perda da biodiversidade. O problema se agrava quando os recursos gerados por um destino turístico não são reinvestidos volta para o destino, fazendo com que os recursos naturais para diminuir e habitantes locais do destino a sofrer. Um afluxo de turismo estirpes comunidades locais através do aumento da concorrência pela terra e outros recursos naturais e pela introdução de novas influências culturais.

Gestão Ambiental



Fiji incentiva conservação com zonas de proibição de capturas estabelecidas.


O turismo pode ter um impacto negativo sobre o meio ambiente. No entanto, destinos de ecoturismo bem geridos são projetados para ter o menor impacto ambiental possível, promovendo simultaneamente uma apreciação do mundo natural. Em Fiji, sem tomar zonas foram estabelecidas em recifes de corais populares. Em vez de levar lembranças que vivem fora do recife, os turistas recebem etiquetas coloridas que representam a sua visita ao recife e sua dedicação à conservação dos recifes de coral.

Ecoturismo promove a conservação entre os desenvolvedores, bem desde que seus clientes exigem elevados padrões quando se trata de tratamento do meio ambiente. Resorts de ecoturismo são construídos usando técnicas de construção eco-friendly e concebido para utilizar a terra de forma sustentável.

Crescimento Econômico



Taxas de entrada do parque na Bolívia gerar centenas de milhares de dólares anualmente.


De acordo com a Nature Conservancy, adequadamente gerida atividades de ecoturismo gerar recursos que podem ser reinvestidos em vida selvagem e conservação cultural. Por exemplo, na América do Sul, a Eduardo Avaroa Reserva da Bolívia, a aplicação de uma taxa de entrada do parque gerou mais de meio milhão de dólares em seu primeiro ano. O financiamento adicional foi usada para enfrentar a degradação da vida selvagem associada ao turismo na reserva. Taxas de admissão aos recifes de coral em Fiji são utilizados para compensar as taxas escolares e projetos paragem de autocarro e fornecer treinamento conservação da vida selvagem para as comunidades locais.

Cultura



A venda de artigos culturais é uma forma de ecoturismo pode beneficiar as comunidades locais.


Embora o turismo mal gerido pode destruir o modo de vida das comunidades locais, o turismo responsável depende do envolvimento das comunidades locais para a gestão ambiental e para a manutenção das práticas culturais que atraem visitantes. O Coral Reef Alliance trabalha nas Ilhas Fiji para desencorajar as práticas de pesca destrutivas entre os moradores locais através do desenvolvimento de empresas de turismo de base local que ajudam a preservar a cultura local, fornecendo uma fonte alternativa de renda para as comunidades.