Onde está a Linha Internacional de Data Localizado?

Onde está a Linha Internacional de Data Localizado?


A Linha Internacional de Data não é um serviço de telefone de bate-papo sensual anunciados na TV tarde da noite. Pelo contrário, é uma linha imaginária que corta o Pacífico e é usado para fins de cronometragem. Especificamente, o IDL determina onde um dia termina e outro começa. Não é uma linha perfeitamente linear e foi ajustado ao longo do tempo.

Localização

O IDL é uma linha vertical que se segue, com algumas exceções, o meridiano longitudinal de 180 graus a partir do pólo norte para o sul. Isso significa que ele atravessa o Oceano Pacífico e passa por grupos de ilhas do Pacífico, como o Havaí, que é apenas a leste da linha; Fiji; e Tonga. O IDL também separa os hemisférios oriental e ocidental.

Desvio

O IDL não está completamente em linha reta: em determinados pontos se desvia ligeiramente do meridiano de 180 graus, para evitar que os países clivagem pela metade. Por exemplo, afasta-se para o leste através do Estreito de Bering para evitar dividir Sibéria e depois se desloca para o oeste para incluir as Ilhas Aleutas com Alaska. Faz outro desvio para leste para incluir Fiji, Tonga, Samoa e no mesmo fuso horário que a Nova Zelândia.

Efeito sobre o tempo

A divisão arbitrária do IDL significa que qualquer coisa a seu leste é de um dia para trás, enquanto qualquer coisa a seu oeste é um dia à frente. Ele é definido para que o tempo do meio-dia local corresponde mais ou menos à época em que o Sol cruza o meridiano local de longitude.

História

Enquanto a questão de uma linha de data internacional surgiu pela primeira vez no século 12, foi em uma conferência 1884 que os representantes das nações do mundo se reuniram para estabelecer formalmente a IDL. Ele foi um pouco modificada em 1994 para acomodar algumas muito pequenas ilhas do Pacífico Sul.