Fatores Humanos em Comunicação Aviação

Fatores Humanos em Comunicação Aviação


Os acidentes com aeronaves são muitas vezes causados ​​por problemas de comunicação. Krifka, et ai. (2003) afirma que "Fatores relacionados à comunicação interpessoal têm sido implicados em até 80 por cento de todos os acidentes de aviação nos últimos 20 anos." Apesar destas estatísticas, pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATC) tem formação em segurança e comunicação eficaz entre eles tem salvado vidas. No entanto, os incidentes podem ser reduzidos através, comunicação consistente eficaz entre pilotos e co-pilotos; e entre pilotos e pessoal de ATC.

Impropriamente codificação ou decodificação de mensagens

A comunicação entre os pilotos para pilotos e pilotos para ATC, deve envolver clara compreensão da mensagem. Mas, existem muitas barreiras possíveis na transferência da mensagem que leva a que codifica indevidamente ou descodificar ele. Estes incluem o ruído estático ou, múltiplas comunicações, fadiga, estresse e distrações. Além disso, a mensagem pode ser incompleta ou redigida de forma ambígua. Não pode haver uma falta de credibilidade na decodificação da mensagem ou a falta de relação entre o emissor eo receptor. Não pode haver confusão sobre o que uma palavra comunicada representa, especialmente se o jargão é usado.

Comunicações entre pilotos

Erro do piloto muitas vezes reflete falhas na comunicação da equipe e coordenação. Poderia haver uma barreira de comunicação por causa de problemas de subordinação. O piloto em comando é a autoridade final para a operação da aeronave. O primeiro oficial deve ser um indivíduo assertivo e subordinado ao piloto como uma equipe. Mas pode ser difícil para o primeiro oficial para falar a seu superior se ele acha que o piloto está em erro. Isso pode ter resultados trágicos. Além disso, pode haver diferenças culturais entre os pilotos. Isto poderia levar a comunicações que são interpretados de forma diferente, especialmente em situações de carga de trabalho pesado durante o vôo.

Comunicações entre o piloto e Controle de Tráfego Aéreo

Não pode haver deficiências entre pilotos e controladores de tráfego aéreo. Muitas vezes os controladores em países estrangeiros são deficientes no idioma Inglês, e falar com sotaques, dialetos e más interpretações semânticas. Pessoal ATC também podem ter dificuldade em compreender o piloto por causa de seu sotaque. "cotejamentos" ou "hearbacks" representam uma outra barreira de comunicação. O piloto deve confirmar que as instruções dadas pelo controlador ter sido entendida e será seguido. Mas, o controlador pode não entender corretamente um readback. Por exemplo, o piloto podia ler de volta que ela tem folga para 16 mil pés quando ela realmente tem folga para 14 mil pés, eo controlador não pode ouvir de volta a discrepância.

Fatores comunicação positiva

Pilotos e pessoal de ATF são altamente treinados para reagir em momentos de emergência, ea comunicação entre pilotos e ATF ter evitado acidentes e salvou vidas. Um exemplo é uma fração de segundo a comunicação entre um piloto da Air India e controlador que abortado do avião à descolagem e interrompeu uma colisão ruim.