Como é que funciona o primeiro avião?

Introdução

Em 17 de dezembro de 1903, Wilbur e Orville Wright voaram com sucesso a primeira aeronave controlada. Apesar de terem testado suas teorias sobre as viagens aéreas com pipas e planadores, esta foi a primeira vez que eles testaram sua criação para ver se funcionava. Este primeiro vôo inspirou outros a construir sobre as experiências dos irmãos Wright, e os aviões que temos hoje ainda usam algumas de suas técnicas.

Estrutura básica

O primeiro avião foi feito de vigas de madeira com lona esticada sobre eles. O plano tinha duas asas horizontais que eram paralelos uns aos outros. Por trás das asas eram duas hélices que empurraram o avião através do ar. O avião também incluiu dois lemes, que o piloto poderia controlar através de um sistema de polias. O piloto agachado sobre a asa inferior, a fim de pilotar o avião; em versões posteriores, os irmãos Wright construiu um assento para o piloto.

Asas e Direcção

Projeto dos irmãos Wright refletido muitos anos de experimentação, e um dos aspectos mais inovadores do seu avião foi o projeto da asa. Os irmãos Wright concebeu a idéia de asa empenamentos, em que o piloto pode "urdidura" as asas para que uma ala tem mais sustentação do que o outro. Asa empenamentos permitiu ao piloto para pilotar o avião de forma mais eficaz.

Motor e Hélices

Os Wrights foram os primeiros a perceber que uma hélice foi realmente apenas uma asa rotativa sobre um eixo. Esse entendimento permitiu-lhes experimentar com hélices até que descobriram o melhor design. Os Wrights também percebeu que eles precisavam de um motor especializado para alimentar as hélices em suas aeronaves. Eles tentaram comprar um motor, mas nenhum dos produtores iria construir um de acordo com suas especificações. Destemido, eles construíram um a si mesmos (juntamente com a ajuda de Charles Taylor). Era um modelo de quatro cilindros com carburador não, não tem barbatanas e potência apenas o suficiente para levantar o avião decolar. No entanto, ele fez o trabalho, e os irmãos Wright entrou para a história como os primeiros pilotos a voar com sucesso uma aeronave controlada.