Vs. pressão barométrica Altitude

Vs. pressão barométrica  Altitude


A pressão barométrica ao nível do mar é diferente da pressão barométrica em uma altitude maior. Isto é devido à densidade da atmosfera ao nível do mar ser diferente do que a densidade da atmosfera a uma altitude mais elevada.

Pressão Barométrica

A pressão barométrica é a pressão ou a força que a atmosfera exerce sobre o mundo em torno dele. A pressão barométrica é variável e muda com o tempo, temperatura e altitude.

Atmosfera da Terra

A atmosfera é em grande parte composta de oxigênio e nitrogênio, que têm massa, embora uma massa muito pequena. Esta massa exerce uma pressão conhecida como pressão barométrica. Ao nível do mar, devido à gravidade da Terra, a atmosfera é muito mais espessa e mais denso do que a uma altitude superior.

Gravidade e pressão barométrica

A gravidade faz com que os gases a ser puxado para a superfície da Terra. Quanto mais próximo de um objecto (mesmo gases tais como o azoto e oxigénio) é a terra, maior o efeito. O inverso também é verdadeiro; isto é, quanto mais um objecto é a partir da superfície da Terra a gravidade tem menos efeito sobre o objecto. Por conseguinte, a uma altitude inferior à pressão barométrica será maior do que a pressão barométrica a uma altitude mais elevada.

Outros Planetas 'Pressão barométrica

O planeta Vênus (segundo planeta do sol) tem uma atmosfera muito mais espessa e densa que a da Terra. A nível de superfície, a pressão é tão grande que seria achatar um ser humano e esmagar um carro.

História

No século 17, Evangelista Torricelli foi o primeiro cientista a criar o barómetro para medir a pressão do ar. Torricelli também melhorou o telescópio e desenvolveu os princípios fundamentais da hydrolics.