Vencedores Olímpicos famosas na década de 1980

Vencedores Olímpicos famosas na década de 1980


Carl Lewis, Mary Lou Retton e Katarina Witt foram apenas alguns dos vencedores olímpicos lendários durante a década de 1980. A década também é conhecida por seus boicotes. Nações ocidentais boicotaram os Jogos de Verão de 1980, realizada em Moscou, enquanto as nações do Oriente boicotaram os Jogos de Verão de 1984, realizada em Los Angeles. Boicotes de lado, a década de 1980 ainda produziu um rol de momentos memoráveis ​​Olímpicos e campeões.

1980 Estrelas

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1980 em Lake Placid, Nova York contou com três performances de destaque de Eric Heiden, Mike Eruzione, e Jim Craig. Heiden, um patinador de velocidade, se tornou o primeiro atleta a ganhar cinco medalhas de ouro individuais em um único evento. A equipa de hóquei dos Estados Unidos, que havia perdido para a União Soviética 03/10 em um jogo de exibição, pouco antes dos Jogos Olímpicos, venceu o soviéticos 4-3 na rodada medalha. Eruzione marcou o gol da vitória, enquanto Craig, o goleiro, fez 39 defesas. A vitória levou locutor Al Michaels para proferir a frase agora famosa, "Você acredita em milagres? Sim!" Os EUA passou a ganhar o jogo medalha de ouro por 4-2 sobre a Finlândia.

Mary Lou Retton

Ginasta Mary Lou Retton conseguiu um 10 perfeito em seus últimos dois cofres durante os Jogos de Verão de 1984, realizada em Los Angeles, Califórnia. Retton ganhou medalhas de bronze para as barras assimétricas e no exercício de assoalho, e medalhas de prata para a competição por equipes e cofre. No entanto, ela é mais lembrada para se tornar a primeira mulher americana na história olímpica a ganhar uma medalha de ouro na competição all-around. Nenhum atleta ganhou mais medalhas que verão. Retton foi nomeado "Sportswoman do Ano" por "Sports Illustrated" para 1984.

Summer Of '88

Corredor canadense Ben Johnson derrotou Carl Lewis na corrida de 100 metros durante os Jogos de Verão de 1988 em Seul, Coréia do Sul. Sua medalha de ouro foi retirado depois que ele testou positivo para o uso de esteróides. Johnson havia estabelecido um recorde mundial com um tempo de 9,79 segundo. Lewis, que também ganhou uma medalha de ouro no salto em distância, foi eleito o vencedor traço no lugar de Johnson. Florence Griffith Joyner ganhou quatro medalhas, incluindo medalhas de ouro nos 100 e 200 metros de traços e do rali de 4 por 100 metros. Jackie Joyner-Kersee, irmã-de-lei de Joyner, ganhou o ouro para o heptatlo e salto em distância.

Brian e Katarina

Em 1984, a Alemanha Oriental patinadora Katarina Witt ganhou sua primeira medalha de ouro em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. Ela ganhou outra em Calgary, Alberta, durante os Jogos de 1988. Brian Boitano ganhou a medalha de ouro para a patinação artística masculina durante os Jogos de Inverno de 1988, derrotando Brian Orser entre outros. Boitano e Witt realizada em conjunto após os '88 jogos, estrelando em especiais de televisão e um show de gelo que excursionou pela América do Norte. Ambos foram empossados ​​no Mundial de Patinação Artística Hall of Fame.