Variedades de vinho grego

Variedades de vinho grego


Os gregos têm vindo a produzir vinho desde os tempos antigos, e as primeiras evidências de uma imprensa pedra pé sugere que vinificação na Grécia remonta a 1600 aC. Vinho desempenhou um papel importante na evolução da economia grega, e algumas das variedades de vinho antigos ainda são produzidos hoje.

Assyrtiko

Assyrtiko é uma variedade de uva branca, indígena da ilha de Santorini e atualmente encontrado nas ilhas do Mar Egeu. A partir desta uva são produzidos vinhos de alta qualidade que são particularmente adequados para peixes e mariscos. Uvas Assyrtiko produzir vinhos com osso seco com aromas cítricos. Misturado com Aidani ou Athiri uvas, Assyrtiko produz um vinho naturalmente doce, Vinsanto, conhecido desde os tempos bizantinos.

Limnio

Limnio é uma variedade de uva vermelha indígena da ilha de Lemnos e cultivada principalmente no norte da Grécia. Esta é uma variedade muito antiga, mencionado por escritores antigos, como Hesíodo e Aristóteles. Uvas Limnio produzir um rústico, vinho encorpado, com cores profundas. Limnio também é cultivada em Chalkidiki, e adegas modernas misturá-la com Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Roditis

Roditis é uma uva de rosas cultivadas em Macedónia, Peloponeso, Ática e Tessália. A qualidade das uvas aumenta com a altitude. Os vinhos produzidos com uvas Roditis são elegantes e com sabor citrus, apresentando um sabor agradável.

Xynomavro

Xynomavro é uma das duas principais variedades de uvas para vinho tinto da Grécia, juntamente com Agiorghitiko. Ele prefere solos com luz ou textura média e boa drenagem, e é cultivado principalmente em áreas Salónica e Katerini. Os vinhos são de cor brilhante e de elevada acidez, e eles têm aromas ricos.

Agiorghitiko

Uvas Agiorghitiko crescer principalmente em Corinto, as vinhas de Nemea e esporadicamente em outras partes da Grécia. As uvas são vermelho escuro, com bagas de espessura médias, e eles preferem solos argilosos profundos, com boa drenagem. O aroma dos vinhos Agiorghitiko é frutado, com uma pitada de sabor cereja. Quando envelhecidos, eles ganham um rico buquê, com sabores predominantes de especiarias e alecrim.