Tribos nativas americanas que vivem em Montana e partes do Canadá

Tribos nativas americanas que vivem em Montana e partes do Canadá


Montana é limitado ao norte pelas províncias canadenses de British Columbia, Alberta e Saskatchewan. Nativos americanos e Primeiras Nações do Canadá são os habitantes originais da terra antes de o Canadá ou os EUA foram estabelecidos. Algumas das tribos da área originalmente habitada uma grande área que agora se estende por ambos os países. Terras tribais são chamados reservas no Canadá e reservas com os EUA Canadá usa o termo das primeiras nações a reconhecer as pessoas que estavam os ocupantes originais da terra. Há variações de ortografia para os nomes de muitas tribos em ambos os países.

Blackfoot Nation

O nome "Blackfoot" vem da palavra "Siksika", que significa "pé preto" e refere-se aos mocassins cor escura as pessoas usavam. O governo dos Estados Unidos mudou o nome para a palavra plural "Blackfeet" para que o tribo planícies é chamada Blackfeet em Montana e Blackfoot em Alberta. As terras tribais atuais ocupam uma parcela de terras tradicionais dos povos. A língua Blackfoot é uma das poucas línguas indígenas com uma boa chance de sobrevivência, em parte devido a programas de imersão e escolas de idiomas para crianças. A nação Blackfoot tem três divisões-Siksika, Bloods e Peigans e quatro tribos. O Siksika, Sangue e tribos Peigan estão no sul de Alberta. No noroeste da Montana, a Nação Blackfeet vive na reserva indiana dos Blackfeet em torno Browning. Inimigos tradicionais do Blackfoot eram Nez Perce e Kootenai.

Kootenai Nation

Os povos Kootenai tradicionalmente ocupadas as bacias Kootenay e Baixo Rio Columbia. O nome "Kootenay" ou "Kutenai" é às vezes traduzido como "água" ou "pessoas vestes de veado." A Nação Kootenai tem sete faixas em Montana, Idaho e British Columbia. Em Montana, os confederados de Salish e de Kootenai Tribos estão na reserva indígena Flathead em Flathead Lake. A tribo opera Salish Kootenai College em Pablo, Montana. No sul da British Columbia, há cinco bandas de Kootenai: o Lower Kootenai Banda em Creston, a banda de St. Mary, em Cranbrook, Columbia Lake Banda em Windermere, Shuswap Banda em Invermere e Tobacco Plains Banda em Grasmere. O Kootenai Tribo de Idaho pelo Ferry de Bonner, Idaho é a sétima faixa da Nação Kootenai.

Sioux Nation

A grande nação de Sioux era difundida e poderosa e incluiu povos das tribos Lakota, Dakota e Nakota. O Lakota ramificou-se para formar suas próprias nações. A Reserva de Fort Peck em Montana é agora a casa para as nações Assiniboine e Sioux, cada um dos quais tem muitas bandas e divisões. Divisões e tribos Sioux incluem o Sisseton / Wahpeton, Yantonais, Teton Hunkpapa, Yankton, Yanktonia, Hunkpapa, Cuthead e Oglala. Assiniboine bandas incluem o Canoe Paddler e bandas do botão vermelho.

Assiniboine

O Assiniboine ocuparam a área em torno de hoje Fort Peck, Montana. Eles seguiram rebanhos do bisonte e outro jogo por uma área extensa, incluindo partes do que são agora Alberta e Montana. Pessoas do Nakoda ou Stoney Nation em Alberta são também conhecidos como Assiniboine. O nome "Stoney" pode ser a tradução de uma palavra Ojibwa que se refere a "pessoas que cozinham com pedras quentes." Eles tradicionalmente colocadas pedras quentes em água para aquecê-lo. O Nakoda rompeu com o principal tribo Sioux e mudou-se para o norte em o que é agora o sopé das Montanhas Rochosas canadenses no sul de Alberta.