Tipos de modelos de Flexibilidade

O alongamento é importante para manter a flexibilidade nas articulações e manter seu corpo preparado para a atividade física. Existem três tipos principais de alongamento: dinâmico, ativo e passivo. Cada tipo é usado para uma finalidade específica, e que oferecem diferentes benefícios, mas complementares. Saber como cada tipo é diferente permite adequar um plano de alongamento pessoal que vai ajudar você a atingir seus objetivos de fitness.


Vários tipos de alongamento oferecem diferentes benefícios de flexibilidade.

Tipos

Existem dois tipos principais de flexibilidade: estático e dinâmico. Dinâmica flexibilidade também é conhecido como flexibilidade cinética, e envolve o movimento de um membro através de toda a sua gama de movimento para aumentar a sua flexibilidade. Flexibilidade estática, por outro lado, exige um indivíduo para alongar uma parte do corpo para o ponto mais confortável e mantendo nessa posição durante um período de tempo. Ambos os tipos são importantes e devem ser incorporados em uma rotina de exercícios, a fim de manter ou aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações.

Características

Flexibilidade dinâmica permite uma articulação para mover-se através de toda a sua amplitude de movimento de forma controlada, simulando os movimentos que podem estar envolvidos no esporte ou exercício. Um exemplo de trecho flexibilidade dinâmica são os movimentos exagerados de polichinelos ou estocadas.

Flexibilidade estática vem em duas subcategorias: ativos e passivos. Exercícios de flexibilidade ativos são aqueles em que você usa seus músculos para manter uma posição estendida; muitas poses de ioga são estáticos-ativo, porque eles exigem a ativação dos grupos musculares. Exercícios de flexibilidade passiva são semelhantes aos ativos, mas não necessitam de ativação dos músculos para segurar as poses; divisões são consideradas um exercício de flexibilidade estática passiva.

Benefícios

Exercícios de flexibilidade, seja estático ou dinâmico, são importantes para a manutenção da amplitude de movimento ideal nas articulações. Exercícios de flexibilidade dinâmica oferecem a vantagem de permitir que as articulações se movem através toda uma gama de movimentos, o que os tornam ideais para o aquecimento antes da atividade física. Auto-passos, círculos de braço e perna oscilações são exercícios dinâmicos que "soltar-se" juntas para a atividade. Exercícios de flexibilidade ativos são utilizados para aumentar a máxima amplitude de movimento das articulações pelo alongamento dos tendões que ligam os músculos aos articulações. Alguns dos principais benefícios de exercícios de flexibilidade são a redução do risco de lesões, melhorou o desempenho em atividades físicas e uma melhor postura.

Equívocos

Um equívoco comum sobre a flexibilidade é que é apenas importante para os atletas em atividades que necessitam dele, como a dança ou ginástica. Na realidade, a flexibilidade aumenta o desempenho em todos os tipos de esportes e reduz o risco de puxar um músculo quando exercer-se fisicamente. Outros equívocos são de que ele leva muito tempo para desenvolver a flexibilidade necessária para retirar movimentos como as divisões e que este tipo de flexibilidade exagerada deve ser o objetivo de alongamento. A verdade é que, enquanto as separações servir como um sinal de grande flexibilidade, eles não são um fim a ser buscado. Mesmo adicionando um par de trechos de sua rotina de exercícios acrescenta-se rapidamente, e ganhos rápidos são possíveis desta forma.

Considerações

A melhor maneira de maximizar os resultados de qualquer exercício de alongamento é incorporar esses trechos em sua rotina e fazê-los antes e depois de cada treino. Tenha em mente que o alongamento vai ser um pouco desconfortável, como você está empurrando os limites do que o seu corpo está acostumado. No entanto, um trecho não deve ser doloroso, e um trecho nunca deve ser realizada por mais de 20 a 30 segundos. Tente manter uma mistura sólida de ambos os exercícios de flexibilidade estática e dinâmica, a fim de maximizar os benefícios que você recebe de alongamentos.