Tipos de Mapas geográficos

Tipos de Mapas geográficos


Um mapa é importante não só no domínio da cartografia - a arte de fazer mapas - mas também fornece os seres humanos com uma compreensão de onde eles vêm no mundo. A história da cartografia remonta aos tempos antigos babilônios a aproximadamente 2300 aC Embora os mapas modernos são mais detalhados do que os mapas antigos, cartógrafos continuar a revisar mapas com base em novas descobertas sobre a geografia do mundo.

Mapas físicos

Um mapa físico se concentra principalmente em formações e topografia ecológicos do mundo. Estes tipos de mapas concentrar-se no mundo sete continentes - África, Antártica, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul - e quatro oceanos: Atlântico, do Ártico, indiano e do Pacífico. Grupos de usuários especiais, como sismólogos, petrologists, marinheiros e meteorologistas contam com mapas físicos de suas profissões. Por exemplo, quando os sismólogos tentar localizar a origem de um terremoto, sabendo características geográficas da zona, é mais útil do que seus limites estaduais ou municipais.

Mapas Políticos

Mapas políticos não se concentrar sobre as divisões continentais do mundo, mas as fronteiras das nações e dos estados do continente. Estes tipos de mapas também mostram distritos como condados, territórios e prefeituras. Mapas políticos rotular as cidades e vilas dentro de um país ou distritos do estado. Mapas políticos mais detalhados mostram os distritos eleitorais (em países que permitem a voto) ou de avião rotas. Alguns países não vai permitir que aviões provenientes de outros países para introduzir sua nação, assim, não existem as rotas aéreas em seus países. Muitos mapas políticos apresentam linhas de latitude e longitude, que ajudam mapa observadores localizar um determinado país ou cidade.

Projeção de Mercator

Convidado pelo cartógrafo Flamengo, Gerardus Mercator, o mapa de projeção Mercator é projetado para orientar os marinheiros através de oceanos e mares do mundo. O mapa de projeção Mercator ajuda por causa de suas linhas de rumo, ou linhas que passam por todas as linhas longitudinais do mundo, ao mesmo ângulo. Como resultado, o mapa tem uma forma cilíndrica e todas as linhas de latitude têm o mesmo comprimento que o equador. No entanto, o mapa de projeção Mercator também provoca distorções nos tamanhos de massas de terra; por exemplo, uma projeção Mercator mostra Greenland é do mesmo tamanho que a África. Conseqüentemente, esses mapas são usados ​​principalmente para a navegação náutica, mas como padrão mapas físicos.

Mapas eletrônicos

Com o advento dos computadores, muitos cartógrafos modernos criar mapas eletrônicos. Mapas eletrônicos são capazes de implementar informação política e física sobre a geografia do mundo. Dois tipos de mapas eletrônicos existem atualmente, um mapa Raster, que é uma imagem electrónica de um mapa em papel, e um mapa do vetor, um mapa com informações sobre estruturas rodoviárias, direções de fluxo de trânsito e os nomes das cidades. Um mapa do vetor é comumente visto em dispositivos Sistema de Posicionamento Global, também conhecido como GPS. Desde redes viárias mudam periodicamente, as empresas mapa eletrônico constantemente atualizar seus mapas.