Tipos de Jet Fuel

Jet fuel refere coletivamente os vários tipos de propulsores utilizados para operar motores a jato (turbina a gás, turbo jato ou ventilador turbo). Sua principal aplicação é na aviação, embora também seja relevante para barcos a jato, geradores movidos a jato, outras aplicações de jato de propulsão, assim como em motores a diesel, quando necessário. Hoje em dia, a maior parte do combustível de jacto é à base de querosene, e os tipos variam dependendo de composição química específica e os tipos de aditivos utilizados na mesma.

Benefícios

Jet fuel é geralmente à base de querosene. A razão para isto é que o querosene tem um ponto de inflamação maior do que outros combustíveis de petróleo, o que faz com que seja mais seguro para armazenar e transportar. É também mais finas do que outros combustíveis tais como a gasolina, o que é uma característica necessária para que a queimar eficazmente num motor de turbina. Um benefício adicional é que se queima de forma mais eficiente e mais respeitador do ambiente do que outros combustíveis à base de petróleo.

Características

Querosene de aviação civil, hoje, é principalmente disponível em três tipos: Jet A-1, Jet A e B. Jet Jet A-1 é o tipo mais comum de combustível de jato e é o combustível de escolha para a maioria dos aviões comerciais e é produzido de acordo com a estrita padrões internacionais. Jet A é quase idêntica à Jet A-1, excepto que tem uma combinação diferente de aditivo. Jet A é utilizado principalmente nos Estados Unidos e é geralmente intermutáveis ​​com o Jet A-1. Jet B difere principalmente de Jet A-1 em que ele vai queimar de forma mais eficiente em temperaturas extremamente baixas. Devido a isso, é útil em aeronaves que operam em condições extremas de Inverno. No entanto, porque Jet-B também é muito mais volátil do que Jet A-1, ele só é usado quando absolutamente necessário.

Tipos

As classificações padronizadas para combustível de aviação são diferentes para usos civis e militares. Combustível de jacto militar são produzidas num grande número de variedades que o combustível civil, e é classificada usando o JP designador seguida por um número que identifica a variedade específica. US combustíveis militares estão disponíveis em nove variantes, numerados de um a oito anos, e um tipo adicional, JPTS, que foi projetado especificamente para o U-2 aeronaves Lockheed. Jet A-1 é aproximadamente equivalente ao documento JP-8. Jet B é aproximadamente equivalente a JP-4.

Identificação

Combustíveis de jato à base de querosene sejam totalmente transparentes e têm uma cor de palha clara que também pode aparecer clara dependendo da iluminação. Eles são líquidos finos e não são pegajosas ao toque. Se um aspecto turvo, este é um sinal de que pode estar contaminada. A água é muito mais densa do que qualquer combustível de aviação, e, portanto, visivelmente se depositam no fundo de um recipiente se adicionado ao combustível. Caminhões, canos e tanques que transportam combustível de aviação são normalmente marcadas com códigos padronizados para identificar o tipo específico de combustível.

Significado

Jet fuel é quimicamente similar ao óleo diesel, ea maioria dos motores a diesel são capazes de queimar qualquer tipo de combustível de jato. Na verdade, muitos dos principais aeroportos de todo o mundo fazem questão de empregar veículos terrestres que têm motores diesel, a fim de que eles têm a opção de funcionar com combustível de jato. Isto ajuda a reduzir o número de diferentes combustíveis que devem ser armazenados no aeroporto. Os combustíveis para aviação são mais caros do que o diesel regular como eles são produzidos com padrões mais rígidos e também costumam ter mais aditivos.