Sports medieval no período da Renascença

Sports medieval no período da Renascença


Durante o Renascimento, o que pode ser definido como o intervalo de tempo entre os anos 1300 e 1600, a Europa experimentou um florescimento da cultura. Este manifestou-se em muitos aspectos da vida pública, incluindo esportes. Muitos esportes ainda jogado hoje, como futebol (conhecido como o futebol nos Estados Unidos) e bowling, tiveram suas origens, durante esses séculos. Esses esportes têm, no entanto, foi refinado a partir de suas origens medievais.

Futebol

O jogo de chutar a bola entre as metas de duas equipes de oposição tem sido em torno de mais de um milênio, mas realmente ganhou força durante o Renascimento. No século 14, o futebol era tão popular entre os estudantes universitários ingleses que foi proibida por ordem do rei. Este foi não só por causa do potencial do jogo para distrair os homens jovens a partir de seus estudos, mas por causa do vandalismo no futebol cedo. Não houve árbitros no futebol medieval, e não era incomum para um time perdedor para retirar os punhais em campo para acertar as contas.

Bowling

Bowling tem suas origens como um jogo que envolveu uma bola pesada, mas não envolveu pinos. Em vez disso, os jogadores iriam rolar as bolas de boliche em um outro, e quem conseguiu manter-se de pé no final do jogo foi o vencedor. Outra variante, menos agressivo foi boliche pena, em que os participantes apontaram suas bolas de boliche em uma pena preso em pé no chão. Por volta do século XVI, bowling era tão popular na Inglaterra que, quando a Armada Espanhola estava invadindo em 1588, Sir Francis Drake disse ter atrasado sua chegada ao campo de batalha, porque ele estava no meio de uma armação.

Tiro com Arco

Um antigo método de a caça e guerra, tiro com arco foi um grande passatempo durante o Renascimento. As classes superiores camponeses incentivados a praticar tiro com arco, em detrimento de outros jogos, porque iria permitir que eles sejam soldados letais em defesa de seus senhores feudais. Torneios de arco e flecha eram uma visão comum, tanto em bairros ricos e nas aldeias camponesas. Até o final do século 16, no entanto, tiro com arco tornou-se mais de um esporte do que um exercício militar, uma vez que as armas tinham sido encontrados para ser mais eficaz no combate.

Jousting

Talvez nenhuma imagem resume esportes medievais mais do que a de um cavaleiro a cavalo, inclinando em seu oponente com uma lança. Jousting do objectivo principal era como uma forma de cavaleiros para manter suas habilidades afiadas quando não estão em guerra, mas era um esporte espectador popular também. Cavaleiros foram justas para mais de fama: O costume era que um cavaleiro no campo poderia selecionar uma mulher de origem nobre das arquibancadas como seu patrocinador, e se ele venceu o evento, ele poderia ter a certeza de passar a noite com ela.