Sobre Vidros de Champagne

Sobre Vidros de Champagne


Champagne é um vinho branco espumante tipicamente consumidos durante as celebrações de casamentos, aniversários, realizações importantes e outros marcos. A apreciação de champanhe depende, pelo menos em parte, na selecção do vidro adequada.

Coupe

O cupê é um, em forma de disco de vidro de boca larga supostamente modelado após o seio de Marie Antoinette ou Madame de Pompadour, amante do rei Luís XV. Embora popular, o cupê é uma má escolha para servir champanhe. A boca larga derrama facilmente e permite que as bolhas de dissipar muito rapidamente.

Flauta

A flauta é, um copo alto e estreito em uma haste longa. Projetado com um cordão áspero na parte inferior chamado de ponto de nucleação, flautas permitir que as bolhas de construir-se lentamente e transmitir para a superfície. A forma estreita ajuda a limitar o derrame e permite aromáticos do vinho para construir dando-lhe um melhor aroma ou "nariz".

Tulip

Uma tulipa de flares um pouco para fora da base e, em seguida, curvas para dentro em direção à boca mais ou menos na mesma forma da flor. Esta forma permite mais espaço para roda adequada do vinho e, como a flauta, ajuda a concentrar o aroma do vinho.

Grand Cru da Borgonha Vidro

O vidro Grand Cru da Borgonha é um vidro grande em concha, em forma de balão com uma haste longa. De acordo com o colunista Manos Angelakis, este estilo de vidro é ideal para servir de prémio com idade champanhes, acentuando sabores e aromas complexos do vinho.