Inventado em 1895, em uma YMCA em Holyoke, Massachusetts., Voleibol evoluiu de um esporte ginásio simples de um evento de nível olímpico com ligas profissionais ao redor do mundo.
O sistema de pontuação relacionado com o voleibol mudou ao longo do tempo. Há dois estilos de pontuação no voleibol. Rally de pontuação, que foi adotada pela NCAA para os jogos de vôlei suas mulheres e FIVB (órgão internacional que rege o esporte), envolve a atribuição de pontos a cada vez que a bola bate no chão. Pontuação Sideout refere-se a um subconjunto diferente de regras.
Os fatos
Somente as equipes que servem pode ganhar pontos no modelo de pontuação sideout. Quando termina de jogo e as regras oficiais em favor da equipe nonserving, uma mudança de serviço é adjudicado e interruptores de serviço para outra equipe. Pontos e / ou sideouts são concedidos quando:
- A bola é atacada com sucesso. Um ataque é qualquer tentativa de pontuação por um lado particular. Um ataque bem sucedido é chamado de matar.
- Um jogador serve a bola em barrancos, sem um retorno bem sucedido. Isso é chamado de craque.
- Um erro é declarado pelo funcionário.
Os fatos
No vôlei, os erros são numerosos e caem em categorias diferentes:
ATAQUE ERROS
- A bola cai fora dos limites sem ser tocada pela equipe adversária.
- As terras de bola no mesmo lado que a equipe atacante.
- A bola passa por baixo da rede.
- A bola toca, passa por cima, ou por fora da antena net. As antenas estão localizadas no final do líquido e correspondem à largura do corte.
- A bola é tocada mais de três vezes pela equipe atacante.
- Um jogador toca a bola duas vezes consecutivas.
- Um jogador ataca a bola antes que ela ultrapasse a seu lado da quadra.
- Um jogador comete uma carona ou transporte. Isso acontece quando um jogador usa uma mão aberta durante uma passagem.
- Uniforme ou corpo de um jogador entra em contato com a rede durante um ataque.
- Um jogador da linha defensiva atacar a bola enquanto é nível ou acima do Netline.
BLOQUEIO / erro defensivo
- Nenhum jogador toca a bola antes que ela bate no chão a seu lado.
- Um jogador na linha de trás participa de um bloco de outra forma bem-sucedida de um ataque na rede.
- Um jogador tenta um bloco ou na linha de frente contra um ataque servir. Por exemplo, é contra as regras a espiga ou atacar uma entrada servir.
ERROS DE SERVIÇO
- O saque não cruzar com sucesso a rede sem tocar.
- O servidor deixa de servir no prazo de oito segundos de apito dos funcionários.
- As etapas do servidor fora da caixa do servidor antes de fazer contato com a bola.
OUTROS ERROS
- Um jogador está fora de posição quando o saque é tentada. Enquanto os jogadores podem alinhar em diferentes configurações, eles devem sempre se alinham em sua ordem de rotação.
- Um ou mais jogadores saltar, levantar os braços ou tentar bloquear a linha de visão do servidor no momento preciso em que a bola é servido.
- Se algum luta física irrompe entre os jogadores.
Os fatos
Quando o jogo termina, os prêmios oficiais ou uma Sideout ou um ponto. No caso de uma mudança de serviço, a equipe de serviço se entrega a bola para o seu oponente e equipe servindo gira no sentido horário. O diagrama mostra que o Jogador 1 na equipe vermelha irá se mover para a esquerda em uma mudança de serviço, eo Jogador 2 no time vermelho vai cair para a posição direita / serviço de volta.
Se os prêmios oficiais a ponto, sem rotação é feita e os jogadores devem permanecer na sua ordem de rotação.
Prazo
O voleibol é um jogo de duração indeterminada e se baseia em uma equipe vencedora três dos cinco jogos. A NCAA e FIVB usar um melhor modelo de três fora-de-cinco. Na pontuação sideout, um jogo vai para 15 pontos. A equipe vencedora deve ganhar por dois pontos, caso contrário a partida continuará acima e além do limite de 15 pontos. Se o jogo vai para cinco jogos, a pontuação vai mudar para o modelo de rali para o que jogo.
Evolução
Em 2002, a NCAA mudou para prova pontuável para os seus homens e os jogos das mulheres. O jogo da faculdade adotou um sistema de pontuação comício, no qual todos os sideouts resultar em pontos. Este sistema também aumentou a pontuação vencedora 15-30 pontos para os primeiros quatro jogos e manteve-o em 15 para o quinto jogo. Em 2008, a NCAA modificou suas regras de pontuação, reduzindo a pontuação necessária para a vitória 30-25 pontos.
Além disso, a FIVB adotou uma regra permitindo o saque para bater a rede e permanecer no jogo enquanto a bola cruza o plano e entra na quadra adversária.