Sobre a comida peruana

A cozinha peruana é muito diversificada por causa de sua mistura de culturas e sua geografia incomum. Com três regiões distintas, uma grande variedade de biologia e do clima, e enorme diversidade de culturas, Peru possui algumas das melhores tradições culinárias para ser encontrado em qualquer lugar do planeta, e sua comida é de renome mundial.

História

Peru tem uma herança inca e pré-inca único e uma vasta história da imigração, incluindo Africano, basco, britânico, francês, italiano e espanhol. A cozinha do Peru reflete essa natureza eclética. Além disso, mais de 100.000 imigrantes chineses vieram para o Peru no final dos anos 1800, e Peru tem mais restaurantes chineses do que qualquer outro país na América Latina.

Geografia



A geografia única deste país contribui para a diversidade de sua comida bem. Peru tem 28 climas fora dos 32 climas encontrados na Terra. Ele também tem 80 do mundo 104 tipos de zonas biológicas. Alimentos varia entre as três regiões peruanas distintas: as zonas costeiras, os Andes montanhosas (highlands), e da selva amazônica para o leste. Tipos de cozinha variar dentro de regiões também, especialmente ao longo da costa do sul para o norte.

Benefícios

Mesmo as culturas Peru cresce são diversas, mais uma vez, por causa da grande variedade de zonas climáticas e biológicas. Dos 5.000 ou mais variedades de batatas encontrados no mundo, mais de 2.000 são nativos para as terras altas do Peru. Com um tempo muito longo litoral, bem como a floresta amazônica, o Peru é o lar de mais de 2.000 espécies de peixes, mais do que qualquer outro país. Há mais de 2.000 variedades de batata-doce e 650 tipos de frutas.

Características

Milho e uma enorme variedade de batata ter sido importante na culinária peruana desde tempos pré-incaicos. Historicamente, o milho foi torrado ou cozido, ou feitas em pão e tamales. Grãos de milho do Peru pode crescer tão grande quanto uma polegada de diâmetro e vêm em cores amarelas, pretas, vermelhas e outros.
Outros alimentos que foram vistos na dieta do Peru por milhares de anos são abóbora, feijão, batata doce, banana, abacate, mamão, ameixa e abacaxi, bem como pimentas aji.

Os ingredientes nativos mais comuns usados ​​na culinária peruana hoje são arroz, batatas e peixe, ea maioria dos pratos incluem algum tipo de aji. Batatas e arroz são servidos com quase todas as refeições. As carnes mais comuns são frango, porco e cordeiro, todos os quais foram introduzidas por exploradores espanhóis e conquistadores nos 1500s.

Significado

Na Quarta Cúpula Internacional de Gastronomia, realizada em Madrid em 2006, Lima costeira foi declarado o "Capital Gastronômica das Américas." Esta convenção é considerada como fórum gastronômico mais importante do mundo. Junto com outro reconhecimento internacional, isso aumentou o turismo para a cidade capital do Peru e resultou em mais um boom de novos restaurantes. Cozinha altamente considerado da cidade mistura tradições andinas com influências espanholas, junto com os de Africano, cantonês, italiano, francês e muçulmano, com ênfase em frutos do mar.

Tipos



Se você viajar para o Peru, você pode gostar de experimentar o prato mais tradicional, que é ceviche ou frutos do mar marinados em limão, aji, alho e coentro.

Outras delícias culinárias populares incluem, de gallina (frango em molho picante cremoso), um prato chamado tacu-tacu Africano-Peruano (refried picante de feijão preto e arroz tortilla) e doce morada mazamorra, que é um pudim feito de milho roxo. Alpaca carne e cobaia pode ser julgado no planalto, e na selva amazônica, você pode saborear inkicapi, uma sopa quente de frango, amendoim, mandioca, e coentro. Paiche, o maior peixe de água doce do mundo, é abundante em rios da selva e lagoas, e também contribui para uma refeição saborosa.