Salitre como uma cura de carne

Salitre como uma cura de carne


Muitos mitos cercam o uso de salitre, a partir de seu uso pelos exércitos para diminuir a libido de soldados para ser um componente de poções mágicas. Mais vulgarmente conhecida a utilização de Salitre, no entanto, é como conservante.

Identificação

O nome refere-se a salitre nitrato de potássio ou, por vezes, a nitrito de sódio. Salitre é geralmente tingida para distingui-lo de sal; este corante é o que dá carnes curadas seu distintivo cor-de-rosa.

Função

O uso de salitre como conservante remonta aos tempos medievais. Embora ainda é usado para preservar carnes, como salame, lingüiça e outras carnes processadas, bem como sendo um ingrediente da salmoura que preserva a carne de milho, salitre não é usado na mesma medida era uma vez antes de geladeiras foram inventadas. A carne é geralmente deixado em uma mistura de salitre e sal por algumas semanas antes de serem secos, defumados ou cozidos.

Aviso

Preocupações têm sido levantadas sobre uma ligação entre salitre e danos reprodutivos e câncer de intestino; certos países como a Islândia já proibiram seu uso comercialmente. De acordo com o Mundial Cancer Research Fund UK, comer 50 g de carne processada por dia aumenta o risco de câncer de intestino em 20 por cento.