Que tipo de ondas são na Zona Surf?

Que tipo de ondas são na Zona Surf?


A forma, o poder ea freqüência das ondas na zona de arrebentação são um resultado direto de uma combinação muito delicada de fatores variados. Batimetria (contornos do fundo do fundo do oceano), maré, direção do swell, inchar tamanho e vento, todos desempenham um papel enorme em determinar que tipo de onda quebra na praia. Como resultado, não há duas ondas são criadas iguais.

Longos incha o período

Um grupo de ondas empilhados numa sucessão próxima é referido como um "conjunto". "Período de" refere-se ao tempo entre as ondas num conjunto. O poder, a duração de uma tempestade e à distância de uma tempestade de onde as ondas que gera quebra são os que determinam o período. Com o aumento de potência, o mesmo acontece com a velocidade de onda e período. Como tal, as ondas criadas por enormes tempestades (geralmente no extremo Norte ou hemisférios sul), que as ondas diretas em litorais a milhares de quilômetros de distância, criam o que é conhecido como ondas de longo período. Por causa da longa distância essas ondas devem percorrer para atingir costa, ondas mais rápidas vai pegar com os mais lentos para combinar em uma única onda. Durante o período de vários dias, esta tendência irá organizar as ondas em linhas limpas, que são muitas vezes descritos como parecendo tecido de veludo, quando visto a partir da costa. Contendo imenso poder, estas ondas quebram com esmagamento ferocidade quando atingem águas rasas.

Curto período Swells

O oposto de um longo período de inchamento é um curto período de inchar. Estes sistemas de ondas são criadas por tempestades de pequena escala situados perto do litoral em que as ondas vão quebrar. Por causa da relativa fraqueza da tempestade e do curto espaço de tempo as ondas em um conjunto terão que se organizar em linhas limpas, a distância (ponto) entre as ondas em um conjunto será muito curto. Quando ondas de curto período, atingir a costa, eles tendem a olhar caótico, confuso e turbulento, de pé em contraste direto com os grandes, limpas e bem organizadas linhas de um longo período de inchar.

Beach breaks

Batimetria é o estudo de os contornos do fundo do mar. A batimetria dominando das praias é que eles diminuem gradualmente a partir da costa em um declínio gradual, ganhando profundidade gradualmente. Como resultado, quando as ondas atingem a praia, grande parte de sua energia é perdida arrastando ao longo do fundo do oceano até que é rasa o suficiente para as ondas a quebrar. Quando eles finalmente quebrar, ondas sobre uma praia são muitas vezes piegas e sem qualquer poder sério por causa da energia perdida chegar à praia. Deve notar-se, no entanto, que todas as praias são diferentes. Aqueles que dispõem de uma linha de costa íngreme vai expor ondas muito mais potentes do que as praias que são muito plana.

Reef breaks

Em contraste com os contornos do fundo levemente afuniladas da maioria das praias, os recifes rasos na maioria das vezes subir abruptamente de águas profundas. O que isto traduz-se na zona de arrebentação é que ondas de entrada são capazes de montar através de águas profundas até a borda do recife, perdendo pouco ou nenhum poder de arrastar ao longo do fundo. Quando uma onda atinge um recife raso com a maioria ou a totalidade de seu poder retido, parece de repente "salto" para cima a partir da superfície do oceano e desencadear todo o peso de sua energia quando ele quebra. É por esta razão que os surfistas qualificados considerar as melhores ondas do mundo para ser reef breaks.

PointBreaks

Ainda outro tipo de onda encontrada na zona de arrebentação é o break point, assim chamado porque a onda começa a quebrar em um determinado ponto e vai criar uma parede longa cônico que vai descascar por uma grande distância. PointBreaks ocorrer quando o ângulo de uma ondulação de entrada é menor do que perpendicular, mas maior do que paralelo ao ângulo da borda ou orla recife.