Quando se aposentar cordas de escalada

Quando você está escalando, você é realmente tão bom (e seguro), como o seu equipamento, o que torna essencial para manter tudo sob controle, especialmente suas cordas. É este equipamento que sua vida realmente depende, e é melhor para inspecionar suas cordas periodicamente para garantir que eles estão na melhor forma para a sua subida. É somente após esta inspeção que você pode determinar se suas cordas de escalada deve ser aposentado.

Instruções

1

Verifique a corda para as áreas de desbaste. Isso significa que você deve usar ambos os olhos e as mãos para determinar a qualidade atual da corda. Se você pode ver claramente seções onde a corda foi diluído, achatado ou tem uma circunferência menor do que o resto da corda, bem como se sente como se ele é mais fino e mais maleável ou esponjoso do que o resto da corda, é hora de investir numa nova corda.

2

Inspecione a corda para lágrimas e desgaste, especialmente aqueles que revelam o núcleo interno da corda, como este é outro sinal de que a sua corda deve ser aposentado.

3

Consultar para envidraçamento, que é essencialmente um brilho sobre a superfície do cabo que é uma descoloração ligeira. Vidros podem ocorrer a partir da execução de uma corda durante uma queda ou até mesmo desgaste regular, mas essa mudança visual é uma indicação de que é hora de aposentar sua corda.

4

Sinta-se para endurecer. Por vezes, as áreas que são mais difíceis do que os outros pode ser uma indicação de que a corda tiver sido danificado pelos produtos químicos de sol, de calor ou até mesmo, bem como algum tipo de ruptura ou deslocando para o núcleo da corda. Ele deve ser aposentado.

5

Considere quantas vezes a corda foi usada. Se você está escalando algumas vezes por semana ou a corda está tomando uma série de quedas, você deve esperar para aposentá-lo após uma única temporada. Alguém que usa uma corda raramente deve antecipar não necessitando de uma nova corda para um número de anos (à direita em torno de cinco). Algumas pessoas vão dizer-lhe para, em seguida, usar essa corda para top-roping, mas ainda não é tão estável quanto uma corda nova.

6

Leve em conta a sua idade real. Mesmo que não tenha sido utilizado um lote inteiro, uma corda pode perder sua elasticidade e terá de ser aposentado depois de cinco anos. Isso não está levando em conta qualquer uma das etapas anteriores.

7

Use sua intuição. Isto pode soar como um método bastante arbitrária de determinar se sua corda deve ser aposentado, mas, se você não tiver certeza de sua condição, você deve realmente se aposentar a corda. Você deve sempre escolher segurança sobre a conveniência.

Dicas:

  • Você também pode querer considerar a tomá-lo a um profissional para verificar a condição da corda, especialmente se você ainda não tem certeza do que você está procurando ou sentimento para. Um profissional será capaz de instruí-lo sobre se sua corda deve ser aposentado.