Qual é a diferença entre Sherry & Port?

Qual é a diferença entre Sherry & Port?


Ambos porta e Sherry são os vinhos enriquecidos, quando feita brandy é adicionado a um vinho no final do processo de fermentação. Ambos os vinhos são frequentemente vinhos de sobremesa e aperitivos, mas ambos podem ser feitas seco ou doce de acordo com o vintage. No entanto, não há um número de características distintivas para cada tipo de vinho, incluindo o ponto de distinção óbvia: gosto.

Localização de Origem

Embora os fabricantes de vinho produzir tanto porto e xerez em outras partes do mundo, "true" porto vem de Portugal e sherry "true" vem do sul da Espanha. Porto originado dentro e ainda é produzido no vale do rio Douro, em Portugal, onde castas devem suportar ambos os invernos frios e verões quentes. Hoje, vinho do porto é feita em locais tão variados como a Califórnia e Índia. Sherry veio originalmente da cidade de Jerez, no sul da Espanha temperado, e de serem chamados sherry ainda deve vir da área.

Ingredientes

Ambos porto e xerez são vinhos de lote fortificados com aguardente. No entanto, xerez é feito de apenas três tipos de uvas (uvas alomino, Pedro Ximenez e Moscatel), enquanto porta é feita a partir de um máximo de 80 tipos de uvas.

Processo de Fermentação

O processo de fermentação é a diferença mais importante entre o porto e xerez. Vinho do Porto não está autorizado a terminar o seu processo de fermentação. A fermentação é interrompida antes de todo o açúcar foi convertido em álcool, e o brandy é adicionado neste ponto, o que resulta em um vinho doce. Sherry tem um processo de fermentação extremamente complicado chamado de "sistema Solera." O processo envolve "camadas" vinhos mais jovens sobre os vinhos mais velhos do mesmo vinhedo. Apenas um terço do líquido é removido num determinado ano, e o processo de disposição em camadas assegura que o vinho gostos o mesmo ao longo de muitos anos. Sherry está autorizado a completar o seu processo de fermentação, e o brandy é adicionado apenas uma vez que a fermentação está completa, resultando em um secador de vinho.

Sabor e Cor

Gosto é a distinção mais óbvia entre o Porto eo Xerez. Por causa do processo de fermentação, o porto é sempre um vinho doce, enquanto xerez é um vinho secar roupa, mas diferentes variedades podem saborear doces, dependendo da colheita e do gosto destinado pelo fabricante de vinho. Porto é mais tipicamente um vinho tinto (com exceção do porto tawny, que é mais na cor dourada), enquanto xerez é produzido em uma variedade de estilos de pálido na cor para vermelho.