Produção de garrafas de plástico

De acordo com a Beverage Marketing Corporation, em 2006, quase 7 bilhões de galões de água engarrafada foram vendidos nos Estados Unidos, ea energia necessária para produzir as garrafas só foi estimada para ser o equivalente a mais de 17 milhões de barris de petróleo bruto.

Matérias-Primas

Muitas garrafas de plástico são feitos de um plástico leve, mas forte conhecido como tereftalato de polietileno (PET). O PET é o que é conhecido como um polímero --- uma cadeia de carbono (repetindo moléculas orgânicas) --- e é derivado do petróleo.

Estiramento de moldagem por sopro

A primeira fase de moldagem por sopro com estiramento é aquecer grãos de PET e colocá-las num molde para formar o que é conhecido como "parison" ou "pré-molde". A pré-forma é aquecida de novo, colocada num molde em forma de garrafa e "soprado" com ar de alta pressão que empurra ou estica o plástico contra os lados do molde. Um pedaço de plástico é adicionado ao fundo da garrafa de modo a que ele se destaca-se por si própria.

Resfriamento

Uma vez que a garrafa de plástico foi moldado por sopro, que é arrefecida com água, o ar húmido ou dióxido de carbono líquido (CO2) tão rapidamente quanto possível para evitar a sua perda de sua forma.